Município de Vizela iniciou captura de animais

A Câmara Municipal de Vizela iniciou ontem o seu programa de intervenção na população de gatos errantes que se encontram agrupados em colónias de rua e que prevê a Captura, Esterilização e Devolução (CED) ao local de origem dos gatos recolhidos.


As colónias terão um plano de gestão sanitária e os gatos pertencentes às colónias serão identificados eletronicamente com microchip e marcados com um pequeno corte na orelha esquerda.

Sempre que for possível, cada colónia terá um ou mais cidadão(ãos) responsável(eis) por ela, que ajudarão a realizar o controlo sanitário e o número de animais pertencentes à colónia, para que seja maior a proximidade, a rapidez e a eficácia de atuação.

A Câmara Municipal de Vizela solicita e agradece a colaboração dos cidadãos neste processo, nomeadamente:

1 – Não interferir: poderão ser vistas as jaulas de captura espalhadas pelas ruas, mas não devem mexer, nem alimentar os gatos da zona nesses dias, para que a captura seja eficaz;

2 – Se conhecer uma colónia de gatos de rua, por favor indique à Autarquia o local onde se encontra;

3 – Se cuidar/alimentar uma colónia de gatos e quer ser parceiro da Câmara Municipal nesta iniciativa, indique que quer ser responsável pela colónia e ajude a Autarquia no processo.

De destacar que esta medida se insere no conjunto de atuações programadas pela Câmara Municipal de Vizela no âmbito do projeto Vizela ProAnimal, que visam a redução do número de animais errantes e a promoção da saúde e bem-estar animal.

Partilhar