Visita às obras em curso em S. Paio, Tagilde, S. Adrião, S. Eulália e Infias


Em S. PAIO está em curso os acessos ao cemitério, junta, escola e pavilhão; em TAGILDE o largo entre o cemitério, o marco da Aliança Portugal- Inglaterra e a igreja; em SANTA EULÁLIA em curso as obras da centralidade entre a igreja (espaço dos espetáculos) e construção da casa funerária; em INFIAS o arranjo da área de acesso à igreja matriz do Senhor das Cinco Chagas e futuramente o arranjo do parque de estacionamento da igreja nova; e em SANTO ADRIÃO a rua de S. Gonçalo que liga a estrada nacional e a igreja com arranjo da área envolvente ao cruzeiro da mesma rua.


O Executivo Municipal, acompanhado pelos Presidentes de Junta, efetuou uma visita às obras das ARUS-Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela (obras comparticipadas por fundos externos à autarquia). A visita incluiu as obras da Requalificação do espaço público na Rua do Calvário e Rua João Silva Monteiro - S. Paio, Requalificação do Largo da Igreja de Tagilde, Requalificação do espaço público junto ao Cruzeiro da Rua de São Gonçalo - Santo Adrião, Requalificação da área envolvente à Igreja de Santo Adrião, requalificação do Largo da Rua da Molar - Santa Eulália, Requalificação da área adjacente à Igreja de Santa Eulália e Requalificação da área envolvente da Igreja antiga de Infias.



A ARU de Infias localiza-se junto à Estrada Nacional 106, desenvolvendo-se o centro em torno de um eixo que liga a igreja velha ao cemitério. A criação da ARU, com cerca de 9 hectares, advém da “necessidade de consolidar e assumir os centros de freguesia como área nevrálgica da vida dos núcleos urbanos, mas sempre tendo em mente a preservação da identidade no lugar”.


A ARU de Santa Eulália localiza-se numa das mais populosas freguesias de Vizela. Com uma área de cerca de 12,5 hectares, integra o núcleo central, onde se localiza a igreja, assim como edificações mais antigas.







A ARU de Tagilde, com uma área de aproximadamente 8 hectares, corresponde ao núcleo antigo do aglomerado urbano, tendo como objetivo afirmar esta área como um centro coesa e dinâmico, “onde as componentes históricas possam desempenhar um papel dinâmico e temático no desenho do espaço urbano”.

A ARU de São Paio, com uma área de 19,6 hectares, desenvolve-se a partir a igreja e adro e estendendo-se até à área verde complementar que, embora não integrada na ARU, estabelece com esta uma interligação, podendo servir para criar dinâmicas de utilização do espaço.



A ARU de Santo Adrião, com uma área de cerca de 25 hectares, resulta da “necessidade de criar sinergias, criar ligações, unificar o território, eliminar barreiras e estabelecer conexões”, possuindo como área central a Igreja de Santo Adrião.

Partilhar