19 de Dezembro as Datas da História




Alteração do nome da Rua da Estrada Nova para rua Doutor Abílio Torres, deliberada pela comissão Municipal de Guimarães na Sessão de 19 de dezembro de 1894 e registada no livro de sessões (cota: 10-16-9-20).


O troço da estrada Real nº 36 (atual N106) denominado “Rua da Estrada Nova”, passava na localidade de Caldas de Vizela. No dia 19 de dezembro de 1894, passou a designar-se por “Rua Dr. Abílio Torres”, mantendo até aos nossos dias a mesma designação. Decisão tomada pela Comissão Municipal de Guimarães e registada no livro de sessões da Comissão Municipal de Guimarães, na sessão de 19 de dezembro de 1894 (cota: 10-16-9-20), que passo a descrever:
“Foi lida uma representação de vários cidadãos das Caldas de Vizella pedindo que, em atenção aos relevantíssimos serviços prestados áquella povoação pelo Doutor Abílio da Costa Torres, ao qual se deve, por assim dizer, a regeneração de Vizella no seu elemento principal, qual é o crédito e bom nome das suas thermas, o nome da principal rua da referida povoação, chamada da Estrada Nova, seja substituída pelo nome de “Doutor Abílio Torres”. O que sendo ouvido e ponderado, foi resolvido que seja atendido o pedido.”

1982 - Repetição do acto eleitoral que não foi possível realizar oito dias antes resulta em novo boicote. GNR carrega sobre os vizelenses e o jornalista Afonso Camões de O Primeiro de Janeiro é agredido pela autoridade que lhe desfez o casaco à bastonada. A televisão filmou e o mundo viu.


1986 - Morre subitamente aos 38 anos António Manuel Silva Ferreira (n. 15-6-1948), professor do Ciclo de Vizela, onde exerceu também o cargo de Presidente do Conselho Directivo e ex-vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Lousada. Tinha 38 anos de idade. Foi sepultado em Santa Eulália.

2001 - SÉRGIO Júnior regressa ao Brasil depois de ter sido despedido do Vizela (II B-Zona Norte) com "justa causa". Emprestado pelo Vitória de Guimarães o brasileiro viu-se envolvido num diferendo com o treinador Fernando Faria e foi afastado dos treinos. De seguida foi-lhe instaurado um processo disciplinar.

2009 - Fundação Jorge Antunes perde por 3-1 em casa do Sporting em jogo a contar para o Campeonato da I Divisão em futsal. Os golos dos leões foram marcados por Café (1-0), Gabriel (2-0, a.g.), Coelho (2-1) e Cardinal (3-1).

2019 - Depressão "Elsa" deixa marcas na sua passagem por Vizela.

2020 - Vizela (e grande parte do País) com recolher obrigatório devido à pandemia covid-19 entre as 13 horas de sábado e 5 horas de domingo, pelo sexto fim-de-semana consecutivo. Cidade fica deserta.

2021 - Pela primeira vez o Futebol Clube de Vizela recebe no seu estádio oficialmente um jogo com o Futebol Clube do Porto a contar para a I Liga. A partida terminou com a vitória dos portistas por 0-4.

2023 - Morre aos 93 anos António da Silva Ferreira, industrial vizelense (empresa A. Ferreira & Filhos), fundador do PSD de Vizela e destacado elemento do MRCV.

2023 - Sub-23 do FC Vizela sagram-se campeões da Série A Norte passando à fase seguinte. Ver aqui

2023 - Rúben de La Barrera ministra o primeiro treino como treinador do FC Vizela. Ver aqui

NESTA DATA NASCEU

Belmiro Martins
, empresário, ex-vereador municipal e ex-Presidente do PSD. Foi secretário-geral do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela e presidente do Rotary Club de Vizela.

FALECEU NESTA DATA
2008 - Joaquim de Freitas Leite
2010 - Abílio Graciano Faria Simões Sampaio (Tagilde)
2017 -  Vítor Manuel da Costa Cunha (S. Miguel)
2019 - Armindo António Ribeiro Peixoto (Tagilde)
2019 - Lúcio da Silva Duarte (Santa Eulália)
2021 - Maria Madureira Costa (S. Miguel)
2021 - Maria Glória Silva (S. Adrião)
2023 - Maria das Neves Pinheiro (Infias)


Partilhar