Vizela, 5 de Dezembro e a História

Diariamente história de Vizela no ddV

1967 – Morre Elisa Alice de Freitas Torres Soares (filha do Dr. Abílio Torres) deixando em testamento diversos imóveis a favor dos mais desfavorecidos através duma instituição que adoptou o seu nome e marido: Fundação Torres Soares. A Santa Casa da Misericórdia de Vizela atribuiu o nome de Torres Soares ao seu Lar e Centro de Dia


1886 - Realizam-se as eleições para as juntas de freguesia (parochias) de S. Miguel e S. João das Caldas. Eram denominadas "juntas de paróquia".

1974 - FC Vizela sai à primeira eliminatória da Taça de Portugal (1974/75) empurrado pelo Desportivo das Aves que venceu no campo Agostinho de Lima por 0-2.

1993 - São constituídas listas de Independentes para as eleições às Juntas de Freguesia de S. João e S. Miguel, encabeçadas respectivamente por Manuel Campelos e Joaquim Polery. Num debate com representantes de listas concorrentes, Manuel Campelos considera-se vítima de falta de respeito retira-se da sala e pede a demissão das funções que exerce no MRCV. Belmiro Martins assume o lugar.


2002 - Cláudio Vale, jovem vizelense com grande futuro na música, é brutalmente atingido na Maia pela viatura de um jovem condutor que propositadamente albarroou um grupo de estudantes que saía duma festa universitária. Viria a falecer cinco dias depois vítima do atropelamento. O condutor foi condenado. 
2004 - Padre Marcos, de Santa Eulália, assume as paróquias de Santo Adrião de Vizela, Santa Comba de Regilde e Revinhade.


2021 - Decorre na Casa do Park um Encontro Distrital de Autarcas Socialistas do Distrito de Braga com a presença de Alexandra Leitão (ministra) dirigente nacional do PS.

2022 - Manuel Tulipa tem o seu primeiro jogo como treinador principal do FC Vizela no empate 1-1 em Mafra para a Taça da Liga.


NESTA DATA NASCEU...
1982 - Sandro, jogador do Futebol Clube de Vizela em 2008-09.

FALECEU NESTA DATA

1978 - Orlando "Gaio" (S. Miguel)

1991 - Domingos Dias Pereira-Fitas (S. João)
2011 - Manuela Bourbon A. Rocha Martins (S.Adrião)
2014 - Maria de Belém Almeida (S. Miguel)

2002 - Cláudio Gabriel Correia Vale (S. Miguel)

2004 - José António Almeida Brás Branco (S.Miguel)

2022 - Manuel Joaquim Silva Xavier (S.Adrião) 

2022 - Esmeraldina Pinto Cardoso (S.Miguel)

2022 - Alcina Rosa Conceição Ferreira (Moreira)

Eventos históricos

1931: Destruição da Catedral de Cristo Salvador em Moscou
1945: o Voo 19 desaparece no Triângulo das Bermudas

Partilhar