Direitos Humanos em fotografias na sala Joaquim Chicória


A Câmara Municipal de Vizela inaugurou nesta terça feira em que se invoca o Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma exposição de fotografia com o título “30 Direitos 30 Imagens” da autoria de José António Guimarães e que estará patente na sala de exposições Joaquim da Costa Chicória (Turismo) até 11 de janeiro.

O presidente da Câmara, ladeado pelo autor e pelos autarcas Jorge Pedrosa e Fernando Carvalho e pelo arcipreste Constantino Matos de Sá, agradeceu a disponibilidade e mestria na arte de fotografar de José António Guimarães, ex-bancário com paixão pela fotografia, recordando que ficara apalavrado aquando a inauguração daquela sala de exposições levar ali os trabalhos de José António Guimarães.

A exposição, com 30 fotos e 30 vídeos comentados por alunos, para além de ficar patente naquela sala, chegará a cada um através das redes sociais da autarquia sendo publicado um tema por dia que levará os internautas a descortinar o tema-direito humano de cada fotografia.


Esta iniciativa faz parte dos objetivos definidos no Plano Estratégico para a Juventude - Juventude em Ação, que visa a promoção da educação para os Direitos Humanos junto da comunidade vizelense.





A exposição conta com a colaboração estratégica do Centro de Juventude de Lisboa. Esta entidade tem o selo de qualidade do Departamento de Juventude do Conselho da Europa, e tem nos seus pilares fundamentais, a defesa e divulgação da Declaração dos Direitos Humanos.

O fotógrafo vizelense vai ter estas mesmas fotografias exibidas no espaço de exposições do Centro de Juventude de Lisboa até ao dia 20 de dezembro de 2019.
Victor Hugo Salgado salientou que os 30 direitos humanos são das coisas mais valiosas que existem devendo ser salvaguardados e divulgados.

José António Guimarães disse que era um enorme prazer participar nesta iniciativa agradecendo a sensibilidade da CamaCâ Municipal de Vizela.



JOSÉ GUIMARÃES VENCEDOR DE CONCURSOS

José Guimarães (fotografo dedicado por paixão e um vizelense de gema) arrecadou este ano o primeiro prémio do concurso de fotografias promovido pela Confraia de S. Bento das Peras.
Foi a segunda vez que venceu. O ano passado foi um terceiro lugar e em 2017 no concurso Túnel da Cor foi primeiro e segundo classificado.


Em 2016, José António Freitas Guimarães foi o vencedor da melhor fotografia na categoria do Concurso Tema Vizela com o título “Igreja de S. João” organizado pela Câmara de Vizela
Graças a José António Guimarães, em 2013, o maior álbum fotográfico do mundo contou com uma dezena de fotografias de Vizela. Todas lindas como é Vizela.

Partilhar