Novo canil de Vizela será inaugurado em meados de 2020


Na visita à obra do Canil Municipal, o Presidente da Câmara lembrou que "esta obra é apenas um dos muitos exemplos do investimento que a autarquia tem efetuado nesta área, através da implementação do programa Vizela ProAnimal, no sentido de estruturar, dinamizar e dignificar as políticas
municipais relativas aos animais errantes". Victor Hugo salgado salientou que atualmente a Câmara está a gastarão 450 euros por mês em comida para os cães e gatos recolhidos e abrigados no canil provisório entre os quais uma cadela que foi encontrada num monte a dar à luz e está ali recolhida com os seus filhotes em áreas limpas e arejadas.


OS NÚMEROS DO NOVO CANIL

- O edifício, em construção em Infias (próximo da rua de Pombal) desde 7 de outubro, será inaugurado em meados de 2020 (primeiro semestre do novo ano) segundo a previsão do construtor que referiu estar a obra em bom andamento. Irá albergar cerca de 160 animais e terá um espaço para serviços administrativos. O novo canil está a ser construído a cerca de 150 metros do canil provisório numa área empresarial.

- Vai custar cerca de 260 mil euros mais IVA

- Vai dispor de 15 células (uma espécie de jaulas) para albergaram 60 cães

- Vai ter 4 células que albergarão 80 gatos

- Uma célula para outras espécies

- Duas células para quarentena num total de oito animais

- Dois isolamentos para oito animais

- O projeto prevê ainda a criação de um espaço de recreio para os animais correrem.


APOIOS


O Presidente da Câmara apresentou nesta visita alguns dos números do programa Vizela ProAnimal deste ano, a saber:
250 animais ajudados;
 controle de trs matilhas das 5 que estavam catalogadas; 
21 colonias de gatos identificadas; 
média de duas adoções por mês (com esterilização, vacina da raiva e desparasitação). 
Informou que o abrigo provisório alberga neste momento meia centena de cães e três dezenas de gatos e existem 4 protocolos FAT – Família de Acolhimento Temporário (com alimentação, vacinação e desparasitação), tendo já sido efetuadas 59 esterilizações com cheque veterinário. O Edil lembrou que a Autarquia gasta neste momento cerca de 450,00€ por mês em alimentação e cerca de 400,00€ em medicação, destacando ainda a Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica no veículo de socorro móvel animal, através da deslocação às freguesias 1 vez por mês (12 vezes/ano) e ao centro urbano – 1 vez por semana (48 vezes/ano).








Cadela com cachorros encontrada a parir num monte está isolada de outros cães


Partilhar