Oficina S. José com nova valência

O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, inaugurou esta terça-feira, 10 de dezembro, as novas instalações do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) do Centro Juvenil de S. José.
Esta nova valência oferece resposta ao nível do atendimento social, acompanhamento direto das famílias, treino de competências, educação parental, acompanhamento psicossocial, gabinete de mediação de conflitos e supervisionamento em regime de visitas, bem como, a participação dos técnicos em formações especializadas e a comemoração de eventos comunitários, dirigidos à Família.


Domingos Bragança destacou a adequação do Centro Juvenil S. José às “respostas necessárias” para os problemas das crianças e famílias, da sociedade contemporânea. “Outrora este Centro Juvenil de São José foi muito importante através das oficinas e em regime de internato dos jovens; na sociedade de hoje as respostas a dar são mais as que estão definidas neste Centro de Apoio à Família e Aconselhamento Parental, cujas instalações estamos hoje a inaugurar. Assim, é através de uma equipa multidisciplinar com competências robustas, fazendo a articulação com as diversas entidades e instituições, nomeadamente, a Escola Segurança Social, Tribunal, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Câmara Municipal e outras, atuar na remoção das causas que provocam os problemas nas crianças e jovens, em especial no seu meio familiar e através do aconselhamento parental e o apoio das diversas instituições promoverem o bem-estar físico e psicossocial de um modo integrado, das crianças e jovens e das suas famílias”.



Nesta sessão de inauguração, o presidente do Centro Juvenil S. José, Fernando Xavier, destacou “a preservação familiar, a reunificação familiar e o ponto de encontro familiar” como as modalidades desenvolvidas na nova valência. Agradeceu ainda o apoio de várias entidades e mecenas que contribuíram para a remodelação do espaço, assumindo o compromisso de “continuar a corresponder às necessidades já identificadas pela Rede Social concelhia e da comunidade vimaranense, para melhoria da qualidade de vida de todos”, sublinhou Fernando Xavier.



O Centro Juvenil de S. José conta com 104 anos de experiência como instituição de proteção e formação à infância e juventude. Na valência de Casa de Acolhimento, acolhe menores, em situações de risco/ perigo, muitas vezes desencadeadas no seio familiar, pelos progenitores e demais figuras de referência (maus-tratos, negligência, falta de supervisão/ competências parentais, entre outros).

Partilhar