Prato de Vizela foi rei na cantina da Polopique

Agostinho Ribeiro, sócio-gerente da Paladar Refinado Catering Lda, empresa responsável pelo serviço de refeições diárias a mais de 250 trabalhadores das empresas Polopique e Eurovilde, aproveitando o advento natalício, serviu hoje o prato de Vizela, Bacalhau à Zé do Pipo na cantina da Polopique (refeitório da antiga Têxtil Vizela) aos operários e a um grupo de convidados entre os quais Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara Municipal de Vizela, Joaquim Meireles, vice-presidente, Agostinha Freitas,  Jorge Coelho, Consultor e Professor de Turismo no Concelho de Vizela e Júlio César Ferreira presidente da Casa do Povo e ex-gerente da cantina da Têxtil Vizela.
O vereador Jorge Pedrosa também foi convidado mas um pequeno problema de saúde impediu a sua presença.



Agostinho Ribeiro, também gerente da Adega Avelino, estabelecimento que faz parte integrante da história gastronómica de Vizela e que foi fundada pelo seu pai Avelino Novais Ribeiro em 1968, dispõe duma equipa de cinco categorizados funcionários no refeitório da Polopique  (empresa de Luís Miguel Lopes Guimarães) comandada pela chefe de cozinha Armanda Silva que é coadjuvada por Marta, Letícia e Susana. O seu sobrinho, Jorge Ribeiro, é o manager do grupo que prepara e serve as mais de duas centenas de refeições.

De forma a divulgar o Bacalhau à Zé do Pipo junto da classe operário que é residente em vários concelhos (o Grupo Polopique abarca os concelhos de Vizela, Santo Tirso, Guimarães e Lousada), Agostinho Ribeiro quis ter a presença do principal promotor do Prato de Vizela, Victor Hugo Salgado e da equipa que o acompanha na liderança do Município de Vizela.

Alguns trabalhadores ouvidos pelo ddV disseram que o prato era excelente, muito bem confeccionado, e em jeito de brincadeira pediram que fosse feito uma vez por semana naquele refeitório (para o preço de uma diária seria a ruína tratando-se de bacalhau de grande qualidade e o custo das refeições ser insignificante).




Victor Hugo Salgado salientou esta experiência como muito boa e a seguir por outros estabelecimentos da restauração e similares de Vizela e não só de forma a ser amplamente divulgado o prato vizelense que já teve honras de apresentação em diversos pontos do país e no estrangeiro.
Agostinho Ribeiro disse que esta foi uma forma de divulgar o saboroso pitéu e agora que os trabalhadores ficaram com o bom paladar na boca, novas oportunidades surgirão de se voltar ao bacalhau ao Zé do Pipo na diária.








Partilhar