Presidente da Federação enalteceu 40 anos do Desportivo Jorge Antunes

Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, organismo que tutela também o futsal, o futebol feminino e o futebol de praia entre outras modalidades sob a supervisão de Pedro Dias (também presente no jantar comemorativo do 40° aniversário do Desportivo Jorge Antunes que teve lugar esta noite na Casa do Park em Vizela), foi preciso nas suas afirmações: «O futsal, a nossa Federação deve muito ao Desportivo Jorge Antunes. Estes 40 anos, cheios de vitalidade,
demonstraram o quanto é possível fazer de bom pelo desporto no nosso País, pela formação de tantos jovens, pela divulgação das terras».
Muito aplaudido pelas mais de 500 pessoas presentes, o Presidente da Federação (que tratou no seu discurso Armando da Silva Antunes, presidente da Assembleia geral do DJA, por "Senhor Comendador") disse acreditar que o clube vizelense, vai festejar ainda muitos mais aniversários para além destes 40, pois «ainda tem muito para dar ao desporto nacional».


NEM A CRISE O PAROU
Armando Antunes quando fala não se ouve um pequeno ruído na sala tamanha é a admiração e respeito que é nutrido por um dos mais influentes empresários vizelenses da atualidade, senão mesmo o maior. Sendo impossível dissociar a interligação da empresa Lasa e a carreira do Desportivo Jorge Antunes ao longo destas quatro décadas, ao ponto do clube já ter sido denominado Grupo Desportivo da Lasa, nomeadamente em torneios de futsal, Armando Antunes lembrou que nem mesmo quando a crise dos têxteis afetou de forma ameaçadora todas as empresas da região, a Lasa deitou a toalha ao chão (eufemismo já que esta empresa produz toalhas) apoiando sempre os jovens que gostavam de praticar desporto.


Depois foi o esperado elogio, não de pai para filho, mas de presidente da Assembleia para o presidente da Direção: «Todo este trabalho pela divulgação do desporto seria impossível sem a vontade, sem a dedicação do José Antunes que muitas vezes tirou do seu bolso, da sua mesada, dinheiro para aguentar com as despesas do clube».
Armando Antunes finalizou apelando ao presidente da FPF e da Câmara Municipal para que nunca deixem de apoiar quem se propõe tirar os jovens dos maus caminhos dando-lhes o desporto por alimento, recordando que nos seus tempos de jovem até o Estado Novo marcava semanalmente uma aula de ginástica de rua onde era obrigatório a saudação da Juventude Portuguesa, o braço esticado qual saudação hitleriana, sinal de que o desporto cabe em todos os estados.


NOITE MEMORÁVEL


O presidente da Câmara Municipal de Vizela realçou que esta era uma noite memorável para o Concelho de Vizela porquanto uma prestigiada e dinâmica instituição cumpria quatro décadas salutares décadas de divulgação do desporto. (ver vídeo com discurso completo).
Victor Hugo Salgado justificou a ausência do Secretário de Estado dos Desportos devido a problemas de tráfego aéreo anunciando que em altura oportuna aquele político fará uma visita à sede do DJA.
José Antunes (ver vídeo) mostrou a sua satisfação pelo trabalho cumprido em 40 anos, mas sobretudo mostrou força para continuar a levantar bem alto a bandeira do Desportivo Jorge Antunes.
O presidente da Associação de Futebol de Braga entregou uma lembrança, salientando manuel Machado que aquele galardão era apenas atribuído pela AFB a quem faz 50 ou cem anos, mas que o trabalho do DJA era muito mais do que 40 anos. A sala rendeu-lhe uma grande ovação.

PRESENÇAS

Entre os presentes, para além dos já referidos, esteve selecionador português de futsal, campeão europeu da modalidade por Portugal em 2018, Jorge Braz; Paulo Tavares, um dos mais carismáticos ex-treinadores do DJA que orientou a equipa sénior na I Divisão, o presidente do Freixieiro Jose Brito, Raul Moreira do Caxinas (clubes que emparceiraram com o DJA na divulgação do futsal), Manuel Pina do Boavista, para além de vários representantes das forças vivas locais.























Partilhar