12 de JANEIRO as DATAS da HISTÓRIA


1980
- Eleitos Vereadores de Vizela na Câmara de Guimarães.


1898 - É decidido em reunião da Câmara Municipal de Guimarães, a atribuição do nome de “Rua Dr. Pereira Caldas” à antiga rua da Rainha, artéria que liga a estrada nova ao largo Franco Castello Branco (atual Praça da República) e rua onde nasceu no dia 16 de janeiro de 1818 o homenageado, Dr. José Joaquim da Silva Pereira Caldas, homenagem feita na passagem do seu 80 aniversário.
Pereira Caldas foi jornalista, ensaísta, arabista e arqueólogo amador. Cursou matemática, filosofia natural e medicina na Universidade de Coimbra. Foi professor de matemática e de árabe no Liceu de Braga. Ignoramos onde e com quem estudou esta língua, do mesmo modo como aconteceu com João P. Leite Neto que ensinou também a língua árabe no mesmo liceu. Escritor prolífico, foi também autor de várias obras no âmbito de problemática árabe: Duas Lendas Patrias: Aparição de Ourique e as Côrtes de Lamego (1878); Música Árabe – Origem e Criação (Braga, 1883) e um estudo sobre a Poesia Árabe (s/d). Escreveu ainda um opúsculo dedicado à problemática da actualidade daquela época, nomeadamente à revolta no Sudão, contra o colonialismo inglês, intitulada Mahdy. O que é e o que vale esta palavra árabe (Braga, 1885) que alude ao chefe da revolta, auto-proclamado al-mahdi.
Foi sócio de várias agremiações científicas em Portugal, entre outras da Sociedade Martins Sarmento, e no estrangeiro.
O Dr. Pereira Caldas faleceu a 19 de setembro de 1903 em Braga.


1980 - Mendonça Pinto (PS) e Manuel Campelos (ind-CDS) são eleitos vereadores da Câmara Municipal de Guimarães. Manuel Campelos (na foto) acabaria mais tarde por desistir das funções de vereador. Era presidente da CMG, António Xavier.

2007 - Fundação da AMAS, Associação de Mergulho e Atividades Subaquáticas de Vizela  fundada por vontade de um grupo de amigos e mergulhadores da cidade e surgiu com o intuito de cativar os jovens para as diversas atividades subaquáticas, principalmente o mergulho e de os sensibilizar para a preservação da Natureza, em especial para a defesa do Rio Vizela. 

2008 - Alfredo Ribeiro é reeleito Presidente da AIREV.

2021 - FC Vizela perde (1-3) no seu estádio  frente ao FC Porto em jogo da Taça de Portugal, quarta eliminatória. Cassiano marcou o golo vizelense duma equipa desfalcada devido a um surto de covid-19.

2024 - Morre o pintor vizelense Arnaldo Macedo


NASCERAM NESTA DATA

2007 - AMAS - Associação de Mergulho e Atividades. Subaquáticas de Vizela.

- Josefa Braga (Grupo Vizela a Cantar)

1966 - Elsa Silva (Sec. U.F. S.João/S. Miguel)

1961 - Sérgio Padrão (engenheiro, Polopiquê).  
- Professora Odete Almeida (falecida em 2017)
1995 - Ferrari jogador do FCV em 2017-18.

FALECEU NESTA DATA

 1980 - Maria dos Milagres Moreira de Sa e Melo Norton de Magalhães. 

Tinha 50 anos, era da Casa de Sá, Santa Eulália vila onde foi sepultada. 
1983 - Joaquim Ribeiro Ferreira, ourives vizelense.
2013 - Maria Olívia Gomes Pedrosa (S. Miguel)

2012 - Eduardo Jorge Dias Lopes (Regilde)
2012 - Maria Dolores Sousa (Santa Eulália)
2010 - Maria Conceição Ferreira Pinto (Sta Eulália)
2010 - José Alves (S.João)

2021 - Maria Fernanda de Sousa (M. Cónegos)

2021 - Maria da Silva Vieira (S. Miguel)


NACIONAL E INTERNACIONAL

 

Eventos históricos

Partilhar