16 de JANEIRO as DATAS da HISTÓRIA

.
1818 -Nasce na rua da Rainha, artéria central de Vizela que mais tarde por determinação da Câmara Municipal de Guimarães viria a adotar o seu nome,  o distinto Dr. José Joaquim da Silva PEREIRA CALDAS,

jornalista, ensaísta, arabista e arqueólogo amador. O seu nome também foi concedido ao Ciclo de Vizela, atual Escola E-B. 2.3. Faleceu em Braga em 1903.

1889 - Morre em Tagilde, Jacintho Gomes d'Oliveira, pai do abade de Tagilde, P. João Gomes de Oliveira Guimarães.

1987 - Acedendo a um convite do Fórum Portucalense, Associação Cívica para o Desenvolvimento da Região Norte, o MRCV participa no I Congresso de Região Norte, realizado na Póvoa de Varzim, apresentando uma comunicação sobre Municipalismo.

1962 - Em reunião municipal, a Câmara de Guimarães abre concurso para abertura da estrada Vizela-Vilar-Vilarinho na margem esquerda do rio Vizela.

2005 - Decorre no Cine Parque a 5ª edição do Festival de Reis promovida pela Câmara Municipal e Casa do Povo. Participam o Grupo de Reis da Casa do Povo, Filarmónica; Folclórico de Santa Eulália; Sedarf; grupos corais de S. João e de Tagilde; escuteiros de S. Miguel e o Grupo de Bombos Teixeira e Lopes, de S. Paio.

2005 - Morre António Pereira da Silva "CAIXEIRO", jogador da primeira equipa do Futebol Clube de Vizela. Tinha 80 anos.

2006 - Manuel Pereira da Costa passa ao Quadro de Honra da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Era bombeiro desde 1983.

2010 - Tomam posse os primeiros órgãos-sociais da VIZELAGOLFE. Gonçalo Castro é o novo presidente da Direcção. 

2019 - Bombeiros de Vizela recebem cheque de cerca de nove mil euros da exploração da Pista de Gelo que funcionou junto à Câmara na quadra natalícia.
 

2019 - CCR de Montesinhos recebe das mãos da Câmara Municipal de Vizela o direito de superfície do campo de futebol. 

2022 - FC Vizela joga pela primeira vez com o Sporting no seu estádio em Vizela em partida da 18ª jornada da I Liga. O Sporting venceu por 0-2.

2024 - A primeira volta (17 jogos) da I Liga chega ao fim. Das três épocas consecutivas que o FC Vizela leva nesta competição a atual revela a pior classificação das três: é penúltimo e tem apenas 13 pontos.
-----------------------------------------------------------
 

NESTA DATA NASCEU


- Conceição Lima, professora da Universidade Sénior de Vizela e apresentadora da Hora da Poesia RV. 


FALECEU NESTA DATA

2005 - António P. Silva - Caixeiro (S. Miguel)
2014 - José Fernandes Correia (Tagilde)
2011 - Maria Ribeiro Teixeira (S.Miguel)

2018 - Domingos Ribeiro (S. Miguel) 
2019 - Maria Conceição Melo (S. Miguel) 


NACIONAL E INTERNACIONAL

 

Eventos históricos

1605: Primeira edição de Dom Quixote.

Partilhar