22 de JANEIRO as DATAS da HISTÓRIA


1898 - Contrai matrimónio, com 26 anos, o maestro e compositor vizelense Joaquim da Costa Chicória com Matilde de Oliveira, de Tagilde. O casamento decorreu em S. João das Caldas. 

1961 -  A Banda dos Bombeiros Voluntários de Vizela participa pela primeira vez na procissão de S. Sebastião na paróquia de S. João das Caldas.


 1976 - Toma posse a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Guimarães com o vizelense Joaquim Alves da Costa integrando a referida comissão.

2005 - José Manuel Oliveira sucede a José Borges na presidência da Rádio Vizela. Os anteriores presidentes da RV foram Raúl Pereira e Carlos Martins.

2020 - Câmara de Vizela encerra (por 15 dias) todas as escolas do concelho seguindo a diretriz do Governo para controlo da pandemia covid-19.

2021 - Morre com 86 anos de idade Alexandre Sousa, sócio número 1 do Futebol Clube de Vizela.

2022 - FC Vizela, treinado por Álvaro Pacheco, joga em Tondela para a 19ª jornada da I Liga onde vence por 2-3 com golos de Cassiano (2) e Guzzo (1).

NESTA DATA NASCERAM

 1960 - António Monteiro (Partido Comunista de Vizela).
- ALBERTO FARIA, ex-jogador do FC Vizela e co-fundador do PS de Vizela, pai do vereador municipal Nuno Faria.

- Padre Delfim Pinto Coelho, ex-pároco de S. Paio e Tagilde, Reitor do Santuário do Sameiro.

1960 - Dra Olga Soares (médica dentista)

FALECERAM NESTA DATA

1995 - António Pereira Santos-Cabanas (SM)

2003 - Sílvio Rodrigues Fonseca Dinis (S.Miguel)

2008 - Joaquim Monteiro Costa Leite (S. Miguel)

2009 - José Ferreira (Sta Eulália)
2009 - José Luís Lopes Valente (S. Miguel)
2009 - Emanuel Pereira Campelos (S. João)
2015 - Armindo Ferreira Lopes (Sta Eulália)
2020 - António Abreu Fernandes (M. Cónegos)
2020 - Maria da Graça (Santa Eulália)

2021 - Alexandre Pereira de Sousa (S. João)

2022 - Adelino Neto Sousa (S. Miguel)

EFEMÉRIDES

1561 Nasce o advogado, filósofo e político inglês Francis Bacon, Viscount Saint Alban, autor de “The advancement of learning”.

1808 Invasões Francesas. A casa real portuguesa chega ao Brasil. As forças de Napoleão instalam-se em Lisboa.

1815 É assinado, em Viena, o Tratado da Abolição do Tráfico de Escravos em todos os lugares da Costa de África ao Norte do Equador, entre o príncipe regente de Portugal e El-rei do Reino Unido da Grande Bretanha e Irlanda.

1818 É constituída na cidade do Porto, o Sinédrio, uma associação fundada por Manuel Fernandes Tomás, Ferreira Borges, Silva Carvalho e Ferreira Viana, com ligações à Maçonaria.

1887 Morre, com 67 anos, António Maria Fontes Pereira de Melo, conselheiro do rei, chefe do Partido Regenerador, primeiro titular das Obras Públicas.

1901 Morre, com 81 anos, Alexandrina Victoria, rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Sucede-lhe o filho Eduardo VII.

1905 Domingo sangrento em São Petersburgo, Rússia. Dois mil operários são massacrados pela Guarda do Czar. Os acontecimentos conduziram à Revolução.

1944 II Guerra Mundial. Cerca de 50 mil soldados aliados desembarcam em Anzio, a sul de Roma, na retaguarda das forças nazis.

1961 Operação Dulcineia. O capitão Henrique Galvão desvia o paquete Santa Maria, para o Brasil, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade internacional para a ausência de liberdades fundamentais em Portugal.

1963 O presidente francês, Charles De Gaulle, e o chanceler alemão Konrad Adenaueur assinaram o Tratado do Eliseu, que sela a reconciliação entre os dois países.

1975 Primeiro Congresso do CDS. Nesse congresso, foi eleita a primeira Comissão Política, que teve como presidente e vice-presidente, Diogo Freitas do Amaral e Adelino Amaro da Costa, respetivamente.

1979 Abu Hassan Salameh, alegado mentor do massacre da equipa israelita nos Jogos Olímpicos de Munique de 1972, é assassinado em Beirute.

1980 O Governo soviético detém o físico Andrei Sakharov, Prémio Nobel da Paz em 1975, e retira-lhe os títulos oficiais.

1986 São condenados à morte os três réus acusados do assassínio da primeira- ministra indiana Indira Gandhi.

1998 A revista “Newsweek” revela a existência de um caso entre o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e Mónica Lewinsky, uma estagiária da Casa Branca.

1998 - Theodore Kaczynski, também conhecido como Unabomber, matemático, escritor e ativista político norte-americano, é condenado a prisão perpétua. 2002 Arranca o sistema de vigilância eletrónica de arguidos. Os tribunais passam a poder optar por trocar a prisão preventiva por uma pulseira eletrónica de controlo à distância. A decisão de aplicar pela primeira vez este mecanismo alternativo à pena de prisão é tomada pelo Tribunal Criminal da Comarca de Oeiras.

2010 É inaugurado o Centro de Procriação Medicamente Assistida da Maternidade Júlio Dinis, no Porto.

2017 Morre, com 84 anos, Francisco Palmeiro, figura do Benfica entre 1953 e 1961.

2022 Morre, com 88 anos, Don Wilson, guitarrista norte-americano, cofundador da banda The Ventures.

2024 Morre, com 90 anos, Maria da Graça Carmona e Costa, galerista e colecionadora de arte. Fundadora da Fundação Carmona e Costa com o marido, Vítor Carmona e Costa, em 1997.

2024 - Morre, com 79 anos, Luigi Riva, apelidado de “Rombo di Tuono” (trovão), antigo futebolista italiano. Ao serviço da “squadra azzurra” assinou 35 golos em 42 partidas, sendo o maior goleador da história da seleção italiana. Conquistou o título de campeão europeu em 1968.

NACIONAL e INTERNACIONAL

Eventos históricos

Partilhar