7 de JANEIRO as DATAS da HISTÓRIA



1835 - Vizela passa a dispôr de duas feiras mensais, uma ao dia 7 e outra a dia 22 que além de cereais e hortaliças comercializa gado.

1905 - A imprensa publicitava as três farmácias de Vizela (Machado, Pombeiro e Silva).

1976 - Mendonça Pinto rende Fonseca e Castro que esteve 27 anos na presidência da Junta de Turismo de Vizela. Ocupa o cargo até 7 de janeiro de 1989.

1979 - Los Marques, família vizelense, constituiu um grupo de teatro que leva a representação a vários palcos da região.


1977 - Júlio Damas (Francisco Armindo Pereira da Costa) publica o livro "Um Século ao Serviço da Humanidade" dedicado ao centenário (1877-1977) da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela.


1982 - O MRCV-Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela é recebido no Porto pelo Presidente e fundador do Partido Socialista, António Macedo, que declara o apoio do PS à causa de Vizela. António Macedo, condecorado ao mais alto nível, anti fascista, faleceu em 1989.

2006 - II LIGA - FC Vizela vence em Gondomar por 2-4 à passagem da 17ª jornada. 
Golos vizelenses da autoria de Hélder Sousa, Nuno Cavaleiro (2) e Pedro Caravana
Treinador é Carlos Garcia.

2007 - O Vizela (II Liga) é eliminado da Taça de Portugal na Madeira onde perde frente ao Nacional (I Liga) por 3-0. Antes eliminara o Pombal (1-0).

2011 - Pela primeira vez, o CCD de Santa Eulália termina a primeira volta do campeonato da Divisão de Honra da AF Braga em primeiro lugar. É seu treinador João Fernando Freitas.

2012 - João Ilídio Costa toma posse como presidente da direção da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela, cargo que já vinha desempenhando.

2014 - Inesperadamente o treinador do Vizela Emanuel Simões muda-se para o Desportivo das Aves a dois jogos cruciais do final da primeira fase de subida. Vizela encontra em Ricardo Soares, treinador do Felgueiras o seu substituto.


2017 - Direção da Real Associação transmite aos Bombeiros de Vizela que o seu novo Comandante será Paulo Félix.

2018 - O FC Vizela fecha a primeira volta do Campeonato de Portugal de 15 jogos com: treze vitórias; dois empates e zero derrotas. Marcou 29 golos e sofreu apenas 4. 
Registou dez pontos de avanço sobre o Vilaverdense, 2º classificado. Treinador é Carlos Cunha.

2024 - O Presidente do PSD, Luís Montenegro visita Vizela. O candidato a Primeiro-ministro é recebido na Praça do Município pelos social democratas vizelenses na sequência de um conjunto alargado de visitas ao distrito de Braga no programa Sentir Portugal que durou três dias.

NASCEU NESTA DATA 
1964 - António Monteiro  (Auto Monteiro)

FALECEU NESTA DATA
1996  - Antónia Dias Ribeiro da Silva (S.João)
2021 - Albertina Gomes (S. Adrião) 
2021 - Arminda Fernandes Natário (S.Miguel)

Partilhar