8 de JANEIRO as DATAS da HISTÓRIA

1975 – O Paço de Gominhães, na freguesia de S. João das Caldas-Vizela, é classificado pela Câmara Municipal de Guimarães como “Imóvel de Interesse Público”.

1822 - Juiz Eleito da Freguesia de São Miguel das Caldas de Vizela: Aos juízes eleitos, de acordo com a Constituição de 1822 que determinou a nova reforma judiciária, competia-lhes o julgamento das pequenas causas. Estes magistrados eram eleitos pelos cidadãos diretamente, no mesmo tempo, e forma por que se elegem os Vereadores das Câmaras.
Pelo decreto de 21 de Maio de 1841, Novíssima Reforma Judiciária, passaram a ser nomeados pelo povo, pelo período de dois anos, exercendo jurisdição na sua freguesia. Competia-lhes julgar sobre os danos causados por pessoas ou gados pertencentes aos moradores da freguesia; sobre coimas e transgressões de posturas da Câmara Municipal; manter a ordem na freguesia evitando rixas ou motins; prender as pessoas em flagrante delito e encaminhá-las para o respetivo juiz; satisfazer a todas as requisições feitas por juízes ou autoridades competentes, ou pelos agentes do Ministério Público.
O cargo de juiz eleito viria a ser extinto em 15 de Abril de 1874, por carta de lei que sancionou o Decreto das Cortes Gerais de 26 de Março do mesmo ano.


1933 - O jornal Notícias de Guimarães publicita que o Padre José Caldas acionou processo contra a Direção dos Bombeiros por atraso de pagamento de juros duma dívida de 10 mil escudos (50 euros).

2005 - A Câmara Municipal de Vizela decide acabar com a Feira das Velharias.

2008 - Luís Gonzaga Carneiro passa ao Quadro de Honra da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Era bombeiro desde 1988.


2011 - António Neto é reeleito Presidente da Casa dos Dragões de Vizela.

2022 - Longas filas de adeptos do FC Vizela para fazer testes de despistagem covid em posto específico instalado junto à Câmara para assistirem ao Vizela-Moreirense.

2022 - FC Vizela e Moreirense FC defrontam-se pela primeira vez na I Liga. O Moreirense venceu por 0-1.

2023 - Referendo ao Feriado Municipal de Vizela. Apenas 4.080 eleitores, dos 21 mil inscritos, exerceram direito de voto. O SIM a favor da manutenção do 19 de março, obteve mais 1.670 votos do que o NÃO de S. Bento. Resultado final: SIM, 2846; NÃO, 1176.

NESTA DATA NASCERAM 
1990 - Ernesto Sampaio (diretor e speker do FC Vizela).

1974 - Paula Castro (advogada)

1978 - Cristina Coelho (autarca em Tagilde-S.Paio)
 
---------------------------------------------------------------------------
NESTA DATA FALECERAM

2020 - António de Almeida (S. Paio)
2021 - Eva Pedrosa Ferreira (S. Miguel)





Partilhar