Canção Rio Vizela e seus autores?

 


Há cerca de três anos que corre no Facebook uma polémica à volta da autoria da canção Rio Vizela. Como nasceu? De onde veio? Quem são os seus autores? É um original ou uma adaptação? 

Em 1978 o Grupo Os Amigos do Fado gravaram a canção para o programa Jogos Sem Barreira da RTP, todavia, na mesma década, em 1972 o Conjunto Típico Rio Ave, das Taipas, registou na Sociedade Portuguesa de Autores (e gravou em disco vinil) uma canção intitulada VALSA DO RIO AVE cuja letra é semelhante à do RIO VIZELA porém a melodia (música) é diferente.


A canção Rio Vizela tornou-se conhecida quando foi cantada pelo Grupo Os Amigos do Fado para um programa da Rádio Televisão Portuguesa em 1978. Depois, vários grupos e cantores em Vizela interpretaram esse tema chegando mesmo a ser gravada em cassetes e CD's. 

Fernando Moreira, de Freamunde, refere ser o autor desta canção que terá passado ao Grupo Os Amigos do Fado de Vizela do qual fez parte. Todavia não esteve presente quando a mesma foi gravada para a RTP. Seis anos antes o Conjunto Típico Rio Ave, das Taipas, registou na Sociedade Portuguesa de Autores a Valsa do Rio Ave cuja letra é semelhante à do Rio Vizela. Algo que de um lado e do outro ninguém sabe explicar. Porém a melodia é diferente. Em 2001 o Grupo Vizela a Cantar gravou a canção no CD Melodias de Vizela referenciando-a como de «Autor Desconhecido».

Há cerca de três anos o Grupo Aleziv registou em nome de Fernando Brito deste grupo a música e letra na Sociedade Portuguesa de Autores. Fernando Brito disse que foi  "por uma questão de identidade e conselho da Editora". Não fomos nós que compusemos este tema mas tinhamos de gravar e foi-nos aconselhado registarmos a canção que não tinha proprietário. Não foi para ganharmos dinheiro com ela pois nunca ou raramente a cantamos, mas sim para ficar integrada num CD dedicado a temas relacionados como o FC Vizela» - disse Fernando Brito ao ddV.


CRONOLOGIA

1972 - É registada na Sociedade Portuguesa de Autores a canção VALSA DO RIO AVE, com letra e música de Adriano Augusto Carvalho Correia, natural e residente nas Taipas, vocalista e instrumentista, do conjunto típico Rio Ave, das Taipas. A letra é praticamente a mesma da canção RIO VIZELA. A melodia é diferente. O escritor David Mourão Ferreira assinou na SPA o registo da canção como se pode ver na circular enviada ao fundador do Conjunto Típico Rio Ave.


VALSA DO RIO AVE

1978 - Seis anos depois, o grupo Amigos do Fado, de Vizela gravam, no Turismo de Vizela, para os Jogos Sem Barreiras da RTP a canção RIO VIZELA. 

José Marques Guerra (viola) recorda que a canção foi cantada por Rogério Caldas e Paulo Martins, (no coro) e José Mendes à guitarra estes três vizelenses já falecidos. Acrescenta que esta canção sempre foi cantada pelo grupo Os Amigos do Fado e que o seu autor terá sido Fernando Moreira, de Freamunde, que costumava cantar com o grupo Os Amigos do Fado. Porém, Fernando Moreira não esteve presente quando o tema foi gravado para a RTP, conforme recorda José Marques Guerra: «Quando o Fernando nos trouxe a canção fomos cantá-la em cima da Ponte Nova antes de gravá-la para a RTP. Com toda a ceretza a canção do Rio Vizela é do Grupo Os Amigos do Fado» -diz.

José Guerra, com a filmagem de Adérito Costa, publicou um vídeo nas redes sociais onde Fernando Moreira assume ser o autor da canção Rio Vizela. Aquele fadista, que já foi sócio da Casa de Fado Xaile Negro em Souzela-Lousada, relata ter escrito a canção em cima da ponte romana de Vizela, e baseada numa paixão que tinha por cá, e que depois fez chegar o tema ao Grupo Os Amigos do Fado.


José Guerra diz que a canção foi gravada em 1978 para a RTP mas não descura que ela pudesse estar já composta há mais tempo. «Já passaram quase 50 anos, algumas coisas já começam a falhar na nossa memória» - diz.

Recorda ainda que foi o produtor do programa Jogos Sem Barreiras que os sensibilizou, "face à grande beleza do rio Vizela", para alterar a melodia da canção (foi tocada em mi menor). Desconhece-se se a anterior melodia era aquela que integra a Valsa do Rio Ave.


 

A última quadra da canção foi composta, segundo diz José Guerra, pelo Grupo Amigos do Fado já que Fernando Moreira, como refere no referido vídeo, só terá composto as duas primeiras quadras (os tais versos que coincidem com a Valsa do Rio Ave, incluindo o refrão que é praticamente igual mudando apenas o nome do rio).

O Grupo Os Amigos do Fado foram sempre os fiéis depositários e divulgadores da Canção Rio Vizela, todavia nunca registaram o tema na SPA.

José Marques Guerra fica surpreendido pelas semelhanças entre a Valsa do Rio Ave e a canção do Rio Vizela e afiança que Fernando Moreira nunca deu o poema a ninguém: «É uma coincidência muito grande, diz.


Adriano Augusto Carvalho Correia, do conjunto Rio Ave (na foto do jornal Reflexo Digital, da Vila das Taipas), disse ao ddV desconhecer que houvesse uma canção dedicada ao Rio Vizela e que a Valsa do Rio Ave é de sua autoria como atesta o registo na SPA de 1972 assinado pelo escritor David Mourão Ferreira.

«Não conheço a canção Rio Vizela, mas é provável que seja diferente da Valsa do Rio Ave", disse Adriano Augusto Carvalho Correia. Eu compus muitas canções, basta dizer que o conjunto Rio Ave gravou 12 discos vinil EP e dois LP. Também compus o Hino das Taipas. Tenho curiosidade de ouvir a canção do Rio Vizela que vocês me irão enviar, como amante de música que sou irei gostar de certeza»  disse.

 


1988 - Os Amigos do Fado gravam pela primeira vez em vídeo o tema numa noite de Fado na Pensão Nacional. 


 2001 - A canção RIO VIZELA é gravada pela primeira vez em CD. O CD intitula-se MELODIAS DE VIZELA, tem produção de Renato Costa e Luísa Madureira canta a canção do Rio Vizela. Na ficha técnica do CD Melodias de Vizela a autoria da canção é apresentada como sendo de "Autor Desconhecido".

 


2017 - A Banda Aleziv, de Vizela, regista a canção RIO VIZELA na Sociedade Portuguesa de Autores em nome de Fernando Brito. 

Fernando Brito, responsável deste Grupo, assume claramente que a Banda Aleziv não é a autora da canção, porém acrescenta que foi aconselhada a registá-la para poder gravar.

Vários grupos e cantores como José Luís Piloto, Irmãos Peixoto e Conjunto Mariná entre outros, cantaram e ou gravaram este tema do Rio Vizela, todavia o Grupo Os Amigos do Fado surgem, até prova em contrário, como os seus iniciadores em Vizela havendo ou não a nuance da canção poder ser uma adaptação do primeiro registo na SPA concretamente, no que concerne à parte da letra e refrão da canção a Valsa do Rio Ave.

Há também quem acrescente, embora sem dados de prova, o nome do professor Francisco Armindo Pereira da Costa como possível interveniente na letra desta canção.

O investigador vizelense Júlio César Ferreira pediu à RTP o registo da gravação que os Amigos do Fado fizeram para os Jogos Sem Barreira em 1978 entretanto o canal público de televisão diz ainda não ter condições para  aceder a esses dados que ainda não estarão catalogados.

Com a força da internet é hoje possível descobrir e aflorar diversos assuntos que durante muitos anos viveram adormecidos ou no imaginário de cada um mas simultaneamente também surgem opiniões controversas sobre variados temas. É normal.

A bonita canção do Rio Vizela, que canta um rio que desagua no Ave, poderá continuar a merecer muitas observações, comentários, opiniões, todavia será sempre necessário sustentar cada uma das posições que são aferidas para não haver informações feridas.

Talvez o mais importante é que continue a ser cantada por muitos anos. ddV


Partilhar