1 DE FEVEREIRO AS DATAS DA HISTÓRIA


Em 1974 foi fundada a associação vizelense, Callidas Club.

1842 — Nasceu em Vizela o Dr. António Inácio Pereira de Freitas - O Freitas de Ponte de Lima -, filho de José de Freitas e Oliveira, farmacêutico em Vizela, e de D. Cecília Rosa da Silva Pereira. Concluiu o curso de Medicina e cirurgia em 1866, na escola do Porto, tendo sido laureado em diversas disciplinas, e nessa ocasião escreveu e publicou a tese que havia de defender na dita escola: "Das águas minerais em geral, e da sua aplicação em particular no tratamento das moléstias cirúrgicas. 
"Em 1871 foi nomeado médico do hospital de Ponte de Lima e em 1876 foi nomeado médico municipal e subdelegado de saúde na mesma vila.
1974 – Fundação do CALLIDAS CLUB, associação cultural e desportiva vizelense.

1975 - Com as nacionalizações em curso no País o Governo passa a administrar o Hospital Concelhio de Vizela (até 1993) em conjunto com o Centro de Saúde de Vizela.

1987 - É inaugurada a nova sede do FC Vizela na rua Fonseca e Castro. Edifício funcionou como confeção de Salvador Caeiro Brás e no rés do chão dispunha de uma mercearia e alfaiate. Com um empréstimo de alguns industriais o FC Vizela comprou o prédio por preço baixo por vontade do vendedor Salvador Caeiro Brás.

1988 - Turismo de Vizela anuncia alterações diretivas que não chegaram a surtir qualquer tipo de efeito.

1992 - Eugénio Pinto assume o seu segundo mandado como Presidente da Direção da Associação Desportiva S. Paio Sport Clube (Vizela). Joaquim de Oliveira Batista é o Presidente da Assembleia e Isidro da Costa Ferreira presidente do Conselho Fiscal.


1997 - Fernando Alberto Ribeiro da Silva ( ex-governador civil de Braga, natural de Guimarães e uma das figuras mais fortes do PSD a nível nacional falecido em 2020) envia uma carta-aberta ao Presidente do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa dizendo que se demitia do Partido se o PSD votasse favoravelmente a criação do concelho de Vizela. O PSD fez-lhe a vontade e votou contra.

2009 - Vizela empata em casa a zero com o Boavista. Boavista não jogava em Vizela em partidas oficiais desde 1967. Em 1989 esteve particularmente com a sua equipa na inauguração do estádio do FC Vizela.

 2011 – Presidente da Câmara de Vizela, Dinis Costa, visita demolições dos antigos edifícios das Sedas Vizela na companhia de José Arantes, presidente da Combitur. Derrube e arumação do material demolido aconteceu em menos tempo do que o previsto.

2012 - Iniciados do FC vizela terminam a primeira fase do Campeonato Nacional em primeiro lugar.

2020 - Dora Gaspar vence as eleições disputadas contra Nuno Faria na concelhia do Partido Socialista de Vizela.

NESTA DATA NASCEU
1965 - Vítor Cunha (Tê), ex-líder do Bloco de Esquerda de Vizela e ex-candidato
à Câmara Municipal de Vizela.


FALECEU NESTA DATA

2003 - Rosalina da Silva (S. Miguel)

2008 - Manuel Alves Costa (Infias)

2010 - Domingos Azevedo Cunha (Tagilde)
2010 - Aurora da Costa Runa (S. João)
2011 - Guilherme Ferreira Campelos
2011 - António Costa Leite (S. Paio)
2011 - Maria Sabino Rato Almeida (S.Miguel)
2012 Dr. Jorge de Freitas Bravo (S.João)
2015 - José Leite Dias de Freitas (S. Miguel)

2018 - Manuel Modesto O. Lopes (S. Miguel)

2022 - Joaquim Gonçalo S. Nunes (S.Eulália)
2023 - Armindo Silva Moreira (Vilarinho)


NACIONAL E INTERNACIONAL

HOJE É DIA DE...
Santa Brígida de Ulster e Santa Veridiana - santas da Igreja Católica.

NACIONAL E INTERNACIONAL

Partilhar