25 de FEVEREIRO as DATAS da HISTÓRIA

1944 - É fundada a Casa do Povo de Vizela.

1450 - Carta de El-rei D. Afonso, dada em Évora, confirmando a de El-rei D. João I, dada em Santarém a 6-5-1407, que fez mercê ao senhor da Quinta de Gominhães, em S. João das Caldas, coutando-lhe e proibindo que se pesque no rio Vizela, na parte que vai desde a ponte das Caldas contra o oriente até ao vau de Unhão. 

1944 - São aprovados os estatutos da Casa do Povo de Vizela pelo Sub-Secretário de Estado das Corporações e Previdência Social. 

1944
- Fundação da Casa do Povo de Vizela.

Sede social é inaugurada mais tarde em 14 de outubro de 1956 (foto) por Santos da Cunha, governador civil de Braga. Antes a Casa do Povo teve como sede a Casa dos Pobres (na rua Dr. Abílio Torres onde é hoje a Biblioteca da Fundação Jorge Antunes) e na rua Joaquim Pinto em edifício que foi depois ocupado pela Junta de S. João.
Na foto pode-se ver ainda o pároco de S. Miguel das Caldas, Monsenhor José Monteiro. A criança mais pequenina é Maria José Ferreira, filha do presidente da Casa do Povo, José Ribeiro Ferreira, ambos já falecidos.

1984 - São eleitos os primeiros órgãos sociais da Associação Desportiva S. Paio Sport Club (Vizela). Direcção-presidente: José Maria da Silva Monteiro; Vice: João Eugénio da Silva Pinto; Tesoureiro: Fernando João Vieira; Secretários: Manuel Morais de Freitas e Alcino Alves Machado.
Assembleia-presidente: Isidro da Costa Ferreira; Vice-presidente: Adão Mendes Henriques e secretário João Lopes Monteiro.
Conselho-fiscal-presidente: Gaspar Vaz Moreira; secretário: António Joaquim Coelho Monteiro; relator: Miguel da Rocha Félix.
O elenco dirigente foi proposto pelo sócio José Abreu Fernandes.



1988 - Abílio Pimenta é reeleito pelo terceiro mandato consecutivo presidente da Direcção do Futebol Clube de Vizela. Manuel Moreira Pereira reassume a presidência da Assembleia-geral e Armando da Silva Antunes o Conselho Fiscal.


1994 - Bodas de Ouro (50 anos) da Casa do Povo de Vizela, presidida por Baltazar Oliveira, festejadas com grande sentido. Na foto Bernardino Oliveira e D. Hermínia que durante muitos anos geriram o salão de chá da Casa do povo e foram homenageados.
.
 
2010 - O cemitério de Vizela-Santo Adrião é ampliado no mandato de Dinis Costa, presidente da Câmara Municipal de Vizela.



2011 - A Assembleia Municipal de Vizela vota a favor da elevação de Santa Eulália à categoria de Vila com os votos do PS e BE. A Coligação Por Vizela absteve-se.

2012 - São inauguradas as instalações da Vimágua no edifício da Câmara Municipal de Vizela.

2017 José António Cunha Marques, 35 anos na Sociedade Filarmónica Vizelense é promovido a sócio de mérito.
2017 - O nome do Padre Constantino Matos de Sá é atribuído a uma avenida da freguesia de S. Miguel onde é pároco. A decisão partiu da Câmara Municipal de Vizela sob a presidência de Dinis Costa.


2023 - Facto inédito: FC Vizela e Benfica defrontam-se em dois escalões neste mesmo dia. À tarde os júniores do Vizela receberam os benfiquistas na prova de apuramento de Campeão Nacional (2-4) à noite defrontaram-se séniores em jogo da 22.ª jornada da I Liga (0-2). 

---
NESTA DATA NASCEU

- Chefe Tomás Cunha, dos Bombeiros de Vizela.
- Zezé, ex-jogador do CCD de Santa Eulália.
1961 - João Branco, ex director FCV.

------
FALECEU NESTA DATA 
2023 - José Silva Pereira (S.Miguel)  


NACIONAL E INTERNACIONAL

Eventos históricos

1925: Oficialmente instituída a Bibliotheca Municipal de São Paulo.


Partilhar