5 FEVEREIRO e a HISTÓRIA

Hoje é dia de Santa Águeda


Neste dia, os vizelenses aproveitam para conviver um pouco na capelinha de Santa Águeda, em Souselas, Lousada. Por tradição come-se salpicão e chouriço com boroa e vinho tinto.

 1997 - O MRCV vai ao Parlamento encontra-se com Manuel Monteiro (CDS-PP) que se manifesta predisposto a apoiar a causa de Vizela sugerindo que para tal o MRCV faça uma exposição ao Conselho Nacional do Partido. Antes desse encontro, os representantes do Movimento (manuel Campelos, Domingos Pedrosa, António da Silva Ferreira e Joaquim Lopes Vaz) passaram pela sede nacional do Partido Comunista onde foram recebidos pelo Comité Central.


2012 - O Conselho de Ministros aprova uma proposta de lei sobre o regime jurídio da reorganização administrativa territorial autárquica, indicando que as sete freguesias de Vizela ficam aglomeradas numa só.

2013 - A Selecção do Equador realiza um treino ligeiro no relvado principal do Estádio do FC Vizela em preparação do jogo-treino com Portugal dois dias depois em Guimarães.

 2016 - Eduardo Guimarães é reeleito para um terceiro mandato como presidente da Direção do FC Vizela. José Borges assume a presidência, pela primeira vez, da assembleia-geral e Xavier de Freitas mantém na presidência do Conselho Fiscal.

2020 - O rebentamento da canalização do prédio onde funcionam os serviços da Segurança Social de Vizela e consequente desabamento do teto obriga ao encerramento das instalações.

2021 - Volta a ser proibido nesta sexta feira, amanhã e depois circular entre concelhos. O atual confinamento geral devido às pandemia em Portugal vigora desde o passado dia 15 e o estado de emergência desde 9 de novembro.

2023 - Vizela perde por 2-0 no estádio do Dragão em jogo da 19ª jornada da I Liga. Pepê e Taremi marcaram os golos. Ler aqui

NASCEU NESTA DATA
1985 - Pedro Cruz, colaborador do Digital de Vizela



1978 - Paula Lima, ex-presidente da União de freguesias de Tagilde/S.Paio


1962 - Luís Miguel Lopes Guimarães, industrial (Polopiquê), ex- vice presidente do FC Vizela e ex chefe do CNE de S. Miguel.

- Nuno Vaz, músico,  professor de trompa.

1973 - Restaurante Cantinho das Alminhas em Santa Eulália.

1954 - Alberto Oliveira, ex-vereador da Câmara de Guimarães.

1939 - Maria  Dolores, fundadora do restaurante Avelino.
...

FALECEU NESTA DATA
2009 - Joaquim Alves Pinto (S. Miguel)
2011 - Maria da Conceição
2021 - Miguel Eduardo Costa Vieira (S. Miguel)
2019 - Manuel Carlos D. Neto Couto (S. João)


NACIONAL E INTERNACIONAL

HOJE É...
Dia de Santa Águeda (ou Ágata), São Genuíno - santos da Igreja Católica.
México : Aniversário da Constituição Mexicana.
China: Dia do Ano-novo Budista.
Moçambique: Dia da Matola (aniversário da elevação à categoria de cidade, em 1972).

Partilhar