Comendador Joaquim da Sousa Oliveira inesquecível


Autarquias de Vizela prestaram ontem homenagem póstuma ao Homem que criou postos de trabalho para três gerações na área dos têxteis numa terra que vivia quase em exclusivo das suas águas naturais e da agricultura. A foto, como o Comendador do lado esquerdo, documenta a inauguração do Bairro de S. José que ofereceu aos pobres na década de 60 em S. João das Caldas, imóveis hoje pertença da Santa Casa da Misericórdia de Vizela e com apenas uma casa habitada. Veja o vídeo


NOTÍCIA EM ATUALIZAÇÃO

Fernanda Oliveira  é a única filha viva de Joaquim de Sousa Oliveira acompanhada por Jorge, neto do comendador


Joaquim de Sousa Oliveira construiu um império que ultrapassou as fronteiras de Vizela. Criou a Têxtil de Sedas Vizela, empresa que empregou famílias inteiras durante décadas. Foi político, vereador na Câmara de Guimarães, onde lutou pelos interesses de Vizela. Foi também um expoente do associativismo, tendo sido Presidente da Real Associação de Bombeiros Voluntários de Vizela (o seu nome foi dado ao novo quartel para o qual ofereceu o terreno e um dos carros mais bonitos do museu).

Foi um benemérito e apoiou as diversas obras e entidades de Vizela, como o Futebol Clube Vizela, o Patronato de São João, a Santa Casa da Misericórdia, os Bombeiros de Vizela. Sempre se preocupou com os mais necessitados, tendo construído o chamado Bairro S. José na Cruz Caída e o Bairro de S. Romão para compra de habitação pelos trabalhadores.

As autarquias de Vizela prestaram no domingo de manhã, com a presença da família, uma homenagem perpetuando a memória de Joaquim de Sousa Oliveira para as gerações vindouras, através da edificação de um monumento na Rotunda Joaquim de Sousa Oliveira numa das entradas (VIM) de Vizela.


Partilhar