Elevação de Santuário de S. Torcato a Basílica “um sonho de séculos tornado realidade”

Dia histórico para S. Torcato e Guimarães, com a elevação do Santuário a Basílica.


Nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, Dia de São Torcato, decorreu a cerimónia Solene de elevação do Santuário de São Torcato a Basílica Menor, por decisão tomada em 30 de setembro último pelo Papa Francisco.

O Juiz da Irmandade de S. Torcato assinalou “um sonho de séculos tornado realidade”. Paulo Novais fez questão de agradecer a todos quantos apoiaram as obras efetuadas no Santuário. Construído em granito, as obras do santuário iniciaram-se em 1825. A fachada é constituída por duas torres e um corpo central. No interior da igreja encontra-se o corpo incorrupto de São Torcato. Esta construção atravessou todo o século XX, tendo sido terminadas as obras de edificação com a cerimónia de sagração em 25 de outubro 2015.

O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, evidenciou o “orgulho para todos os Vimaranenses e em especial para os Torcatenses, a elevação do Santuário a Basílica” apontando como “um centro da religiosidade não só de Guimarães como do país”.

A “responsabilidade aumentará”, conforme assinalou o Arcebispo D. Jorge Artigo, e o Juiz da Irmandade mantém novos objetivos para cumprir. “Temos um longo caminho a percorrer, este não é o ponto de chegada mas o ponto de partida para mais um conjunto de iniciativas”, vincou Paulo Novais no discurso dirigido aos presentes nesta cerimónia solene. Em curso está já a preparação do registo da Romaria Grande de S. Torcato, em parceria com a Casa da Memória e a Oficina, para colocar este certame no mapa das grandes romarias.

O Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, destacou algumas das mensagens que transmitiu em Carta Pastoral. “O título de Basílica deve intensificar o vínculo particular com Roma e o Santo Padre e fazer com que esta igreja se torne o exemplo da ação pastoral e ação litúrgica”, referiu.

O dia ficou ainda marcado pela inauguração do Elevador e Via-Sacra, assim como a realização da tradicional Feira dos 27 com a participação de criadores de gado provenientes das mais variadas localidades do norte do País no concurso pecuário.

Partilhar