Infias com melhoramentos

A Câmara Municipal de Vizela e a Junta de Freguesia de Infias inauguraram no dopmingo (9) as obras de requalificação da Rua Dona Maria Adelaide Vilas e da área envolvente da Igreja Velha de Infias, que fazem parte da área de reabilitação urbana daquela freguesia, integrada no PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela.



A requalificação da Rua Dona Maria Adelaide Vilas visa uma requalificação do espaço público de uma via principal desta ARU, com a criação de passeios. Pretende-se uma promoção da utilização social do espaço público, com melhorias a nível da mobilidade e acessibilidade, de forma a garantir a segurança dos peões e a organizar o tráfego nesta rua. Esta intervenção pretende também uma valorização de um espaço público central, com efeitos na qualidade estética e imagem urbana.

A requalificação da área envolvente da Igreja Velha de Infias visou a zona de entrada e sua ligação ao arruamento principal, com a promoção da qualidade estética e atratividade do espaço que dá acesso á igreja matriz de Infias dedicada ao Senhor das Cinco Chagas, monumento que o Padre Adelino Rosas pretende restaurar no seu interior.
Junto à igreja foi criado um parque infantil, também inaugurado no passado domingo como se pode ver pelas imagens.
O Presidente da Junta de Freguesia, Francisco Vilela Correia agradeceu o empenho da Câmara Municipal solicitando que a autarquia nunca esqueça Infias.
Victor Hugo Salgado  evocou uma série de obras em curso, entre as quais o relvado sintético do novo campo de futebol do CCRRB e o parqueamento da igreja nova entre outras obras.

A ARU de Infias localiza-se junto à Estrada Nacional 106, desenvolvendo-se o centro em torno de um eixo que liga a igreja velha ao cemitério. A criação da ARU, com cerca de 9 hectares, advém da necessidade de consolidar e assumir os centros de freguesia como área nevrálgica da vida dos núcleos urbanos, mas sempre tendo em mente a preservação da identidade no lugar.


Partilhar