No livro sobre Vizela de José Lopes Videira

José Lopes Videira juntou um novo livro, o décimo, à coletânea das suas Histórias Extraordinárias e Estapafúrdias de Vizela, desta vez intitulado "ARRIVERDECI HOTEL SUL AMERICANO".


Em 70 páginas, conta a história da chegada dos alemães a Vizela, nomeadamente ao Hotel Sul Americano (hoje Hotel Bienestar) no decurso da II Guerra Mundial e como, apesar de vigiados por espiões e pela PIDE-Policia de Intervenção e Defesa do Estado, esses forasteiros conseguiam exportar volfrâmio, matéria de exportação proibida (sobretudo para a Alemanha), para o seu País em guerra com o mundo, muitas vezes disfarçado como pedras vulgares carregadas em barcos ao largo de Esposende.

À época, Portugal dispunha de inúmeras minas volfrâmio podendo-se considerar que o apogeu das minas foi durante a segunda guerra mundial, em que a procura do volfrâmio era grande devido à sua utilidade como endurecedor de ligas metálicas para a construção de armas. Dai para cá a sua importância foi diminuindo, porém, mais recentemente com a crise do urânio empobrecido, que estava a substituir o volfrâmio as minas ganharam novo alento porque a sua utilidade não se resume à indústria de armamento. Uma das suas utilizações mais nobres é na indústria eléctrica. Os filamentos das lâmpadas que nos iluminam são de volfrâmio.

O autor recorda, como acontece nas suas anteriores publicações, figuras típicas de Vizela e notáveis vizelenses, casas de comércio já desaparecidas, os casinos, as pensões e hotéis que na época de ouro de termalismo fervilhavam de vida na vila de Vizela com muitos espetáculos e consagrados artistas presentes entre eles o grande ator português António Silva (O Evaristo, o Costa do Castelo entre outros, dos grandes filmes portugueses dos anos 40).



O livro acrescenta uma história de amor entre uma camareira do Hotel (grávida de um português) e um jovem alemão e ronda a lenda do arado de ouro enterrado na Praça da República.
O livro faz recordar tempos e figuras inesquecíveis de Vizela, lamentando o autor que o Hotel Sul Americano tenha perdido o seu verdadeiro nome do passado e a poda das árvores da Lameira e Jardim tenha perigado o seu futuro.
Além dos seus conhecimentos pessoais sobre Vizela, José Lopes Videira conta com a fértil memória de seu pai, José Videira, a pessoa mais idosa do concelho de Vizela atualmente com 102  anos.
O título do livro "Arriverdeci Hotel Sul Americano (Adeus Hotel Sul Americano) foi retirado duma expressaão da turista italiana Rafaela  Ferragni.

Partilhar