Referendo ao feriado de Vizela com 23 mesas de voto

Presidente da Câmara deu a conhecer esta tarde no salão da Casa do Povo, numa sessão aberta, algumas das normas que vão orientar a realização do primeiro referendo oficial local em Vizela. A 29 de março das 8 às 19 horas.

Victor Hugo Salgado esclareceu que o referendo, acessível aos 21.298 eleitores do Concelho de Vizela, tem grandes semelhanças com qualquer ato eleitoral de âmbito nacional, com as mesas de voto colocadas nos locais habituais e assim distribuídas:

S. Miguel - 7
Santa Eulália - 5
S. João - 3
S. Paio - 2
Tagilde - 2
Infias - 2
S. Adrião - 2

“Concorda em manter a data do feriado municipal de Vizela no dia 19 de março em vez de a alterar para o dia 11 de julho?”

Esta será a pergunta que surgirá no boletim do voto. Quem desejar o feriado municipal a 19 de março, dia da votação do concelho na generalidade na Assembleia da República, coloca a cruz na quadrícula SIM quem quiser o feriado no dia 11 de julho, dia de S. Bento, faz a cruz na casa NÃO.

O Presidente da Assembleia Municipal, apelou à participação de todos os vizelenses: «Compareçam e votem».
Fernando Carvalho vincou que esta é mais uma promessa eleitoral que este Executivo cumpre: «Geralmente as promessas eleitorais não são para cumprir, mas este Executivo liderador pelo Dr. Victor Hugo Salgado tem cumprido as suas promessas e esta é mais uma» - disse.

Victor Hugo, à margem da explanação referiu que a Câmara não vai tomar partido, fazer campanha por nenhuma das datas, o que não impede os seus membros, «enquanto cidadãos livres de se expressarem».
Indagado pelo ddV quanto à fiscalização dos resultados e do ato em si, o Presidente da Autarquia disse que se forem formadas comissões, devidamente credenciadas pelo Conselho Nacional de Eleições, pois os membros das mesas serão destacados para as mesas.
O presidente referiu que cabe aos presidentes de Junta as organizações das mesas de voto, salientado que as despesas do referendo serão acarretadas pelo Conselho nacional de Eleições a exemplo de outras eleições quaisquer.
Uma grande campanha de divulgação do referendo vai passar por spots na rádio, nomeadamente na Rádio Vizela, em páginas em jornais, em meios de comunicação da autarquia, nas redes sociais em outdoors.

Partilhar