Rotários recebem cadeiras de rodas e oferecem desfibriladores em noite de aniversário

O Rotary Clube de Vizela comemorou ontem 28 anos mas as prendas que circularam foram pensadas nos outros. Seguindo o lema rotário "dar de si sem pensar em si" o clube presidido por Domingos Xavier de Freitas entregou quatro desfibriladores (aparelhos de combate imediato a uma paragem cardíaca) ao Futebol Clube de Vizela SAD, aos dois Agrupamentos de escolas de Infias e Vizela e ao Mercado de Vizela pela sua proximidade com o multiusos onde se realizam espetáculos e a feira semanal, ao posto da GNR, à escola e  à AIREV. O quinto desfibrilador será doado aos Bombeiros em momento próximo.



CADEIRAS OFERTA DAS AUTARQUIAS

As juntas de freguesias do concelho (com exceção de Vizela-Santo Adrião que dispõe de serviço de apoio à mobilidade) ofereceram ao Rotary Club de Vizela quatro cadeiras de rodas para juntar às 35 que o clube já dispõe. Conta ainda com 55 camas articuladas, todas emprestadas a doentes.


Os desfibriladores, oferecidos por patrocinadores vizelenses, foram recebidos na cerimónia de ontem por Victor Hugo Salgado, Diogo Godinho (FCV SAD) e pelos professores-diretores dos dois agrupamentos, Rosa Maria Freitas Carvalho e Abílio Costa.

A noite foi de festa, num clube que já leva 28 anos de existência, tendo ainda a salientar a admissão de um novo membro rotário, no caso Pedro Sanfins, cardiologista do Hospital de Guimarães e responsável pelo programa de colocação dos desfibriladores no seio de várias instituições.


À esquerda, Vítor Sanfins novo membro do RCV
Paulo Teixeira, governador assistente dos rotários (antigo presidente da Câmara de Castelo de Paiva que se tornou conhecido a nível nacional e internacional aquando a queda da ponte Hintze Ribeiro sobre o rio Douro em 2001 e que retirou a vida a 68 pessoas), felicitou o Rotary Clube de Vizela,




dando conta da sua boa relação com Vizela a começar pela estrada nacional 106 que une as duas localidades de Vizela e Entre os Rios. Victor Hugo Salgado, em nome do Município e Mário José Oliveira, presidente da União de Freguesias enalteceram a importância do RCV no seio da comunidade onde há muitas pessoas que já não dispensam os seus préstimos.

Os autarcas Manuel Pedrosa (Santa Eulália), António Ferreira (S. Paio e Tagilde), Francisco Vilela Correia acompanhado por Nelson do Grupo de Jovens de Infias e Mário José Oliveira entregaram as cadeiras de rodas.
No jantar comemorativo estiveram ainda representantes das coletividades vizelenses e Fernando Carvalho, presidente da Assembleia Municipal de Vizela e Francisco Ferreira, primeiro presidente da Câmara Municipal de Vizela.




















........

DESFIBRILADORES
A desfibrilação ou desfibrilhação é a aplicação de uma corrente elétrica num paciente, através de um desfibrilador, um equipamento eletrónico cuja função é reverter um quadro de fibrilação auricular ou ventricular.
A reversão ou cardioversão dá-se mediante a aplicação de descargas elétricas no paciente, graduadas de acordo com a necessidade.

Os choques elétricos em geral são aplicados diretamente ou por meio de eletrodos (Placas metálicas, ou apliques condutores que variam de tamanho e área conforme a necessidade) colocados na parede toráxica.

Em 1959 Bernard Lown iniciou as pesquisas em um desfibrilador com um banco de capacitores que descarregava através de um indutor gerando uma onda senoidal na descarga do circuito RLC chamada onda de Lown. O trabalho iniciado por Lown foi colocado em prática pelo engenheiro Barouh Berkovits.

Além dos desfibriladores tradicionais, onde um especialista (de preferência) averigua a situação presente e ajusta o aparelho conforme a necessidade, há também os aparelhos DEA (Desfibrilador Automático Externo), estes com a capacidade de fazer uma avaliação das condições cardíacas do paciente e informar o utilizador se um choque deve ser dado ou não, bem como também (eventualmente) dando os procedimentos para reanimação na paragem cardiorrespiratória.
Fonte wikipédia

Partilhar