Vimágua reforça investimento no abastecimento ao território de Vizela

Vimágua pobndera a construção de outro reservatório de água já que os depósitos de Frades estão em local muito elevado. Água da Penha também chega às torneiras dos vizelenses misturada com a água do Rio Ave.




No seguimento do trabalho em parceria entre a Câmara Municipal e a Vimágua, e do aumento do investimento da Vimágua no território de Vizela, o Executivo Municipal visitou as obras dos Reservatórios de S. Bento e Frades.

Com a presença de Costa e Silva, presidente da Vimágua (empresa onde Vizela está representada pelo vereador Joaquim Meireles) deu-se uma visita guiada às últimas obras e renovações realizadas pela Vimágua em diversos equipamentos, nomeadamente as obras de reabilitação, ampliação e impermeabilização do Reservatório de S. Bento e a Reabilitação do Reservatório de Frades, que são referenciais no serviço público de abastecimento de água à cidade de Vizela.


As intervenções realizadas consistiram, no que concerne ao Reservatório de S. Bento, numa reabilitação estrutural do depósito de água, mais precisamente reparações de todas as superfícies (interiores e exteriores), tratamento de juntas, fissuras, juntas de dilatação, selagem de passa-muros, pintura, higienização e desinfeção bacteriológica das superfícies e ampliação da sua capacidade de reserva.

DEPÓSITO COM PERTO DE 30 ANOS

Este Reservatório foi construído em meados da década de 90, composto por elementos de betão armado e uma célula com uma capacidade total de cerca de 400 metros cúbicos de água, passando a ter duas células com uma capacidade de reserva total de 900 metros cúbicos, o dobro do existente.


Já no Reservatório de Frades, a intervenção consistiu na sua reabilitação e impermeabilização, incluindo, igualmente, as reparações de todas as superfícies (interiores e exteriores) do reservatório, tratamento de juntas, fissuras, juntas de dilatação, selagem de passa-muros, pintura, higienização e desinfeção bacteriológica das superfícies.

No total, estes trabalhos representam um investimento de cerca de 266 mil euros, traduzindo-se num melhor funcionamento do serviço, designadamente, no que concerne à salvaguarda da reserva de água, à redução de perdas e à manutenção da boa qualidade da água para consumo humano.

O Presidente da Câmara Municipal de Vizela destacou que se trata do maior investimento dos últimos dez anos neste género de infraestruturas.
Costa e Silva garantiu melhor qualidade neste bem público para todos os vizelenses, assegurando que as partes mais altas de Vizela, como Montesinhos, podem ser servidas em simultãneo pelos depósitos de Frades ou de Tabuadelo. «Antigamente se houvesse um corte de energia, esta população destes lugares ficava sem abastecimento de água o que hoje não acontece» - disse, garantindo maior puresa da água e mais rigor nas captções e filtragem

Victor Hugo Salgado referiu ainda que este tipo de investimento reforça a qualidade da água, assim como a qualidade do serviço prestado pela Vimágua.

Esta obra vem no seguimento do investimento da Vimágua no Concelho de Vizela, prosseguindo com a execução do seu plano de investimentos, visando generalizar o acesso das populações ao serviço de águas, promovendo a saúde pública e contribuindo para a afirmação dos Municípios como territórios ambientalmente sustentáveis.

Partilhar