10 DE MARÇO E A HISTÓRIA

Em 1905 deu-se o lançamento do jornal "O Vizellense".



1871 - É construída a Ponte D. Luís, vulgarmente conhecida por Ponte Nova, devido ao contraste feito com a Ponte Romana. Surgiu da necessidade de se fazer uma via de ligação entre Guimarães e Penafiel. Esta via, na altura estrada nº36, sendo actualmente a EN106, foi uma das 17 pontes mandadas construir pelo Ministro das Obras Públicas da época, o conhecido António Maria de Fontes Pereira de Melo.
Esta ponte foi implantada no terreno que fez parte do projecto das termas, em 1866/1867, desenhado por Déjante. É uma estrutura construída em granito, de um arco batido, tem cerca de 16 metros e a sua arquitectura caracteriza a época do Fontismo.
Actualmente, esta via serve de passagem para localidades como Felgueiras, Lousada ou Penafiel.

1888 - Uma comissão composta pelo Dr. Abílio Torres e pelos os párocos de S. Miguel das Caldas, Abade António José Félix Gomes, e de S. João das Caldas,  João Evangelista da C. Veiga, e de Moreira de Cónegos, Laurentino José Dias, e um representante da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, visitam o terreno onde vai ser construído o hospital-albergue de Vizela (hoje UCCI) conforme testamento do benemérito Francisco Guimarães. A verba destinada a Vizela havia ficado em poder da SCMG e só ao fim de muitas lides e polémica o dinheiro devido chegou aos vizelenses fazendo-se a vontade ao falecido testamenteiro.

1905 - Lançamento do jornal "O Vizellense" . Vizela dispôs de outros jornais: "A Emacipação" (1892, calcula a historiadora Maria José Pacheco que foi o primeiro jornal de Vizela e com fins reivindicativos do Concelho); "Echos de Vizela" (1904) e "O Avisella". O "Notícias de Vizela" saiu em 1947 e há poucos anos atrás saiu o RVJornal.

1985- FC Vizela, 2 - Salgueiros, 3, jogo da I Divisão nacional, 21 jornada..
 

2007 - Cerca de 300 ex-dirigentes do FC Vizela são homenageados numa cerimónia de encerramento no 68º aniversário do Clube.

2007 - António Neto é reeleito Presidente da Casa dos Dragões do Vale do Vizela.

2012 - Vizelense Salomé Rocha, a correr pelo Sporting de Portugal, sagra-se em Guimarães campeã nacional em cross curto.


2018 - Nas comemorações dos 79 anos, o Futebol Clube de Vizela distribui 341 emblemas de prata pelos sócios com 25 anos de filiação.

2021 - A Câmara Municipal anuncia que vai distinguir a 19 de março, a Casa do Povo de Vizela e o ex-membro do MRCV e cronista Domingos Pedrosa (a título póstumo) com medalhas honoríficas e ainda reconhecer, através da atribuição de um galardão de mérito, os ‘jovens quadros vizelenses’ Filipe CostaFilipa GuimarãesNélson Leite José Carvalho.

2024 - Realizam-se em Portugal as eleições legislativas. O concelho de Vizela deu a vitória ao PS mas no País a AD ficou tangencialmente à frente.

2024 - Irene Costa, de Vizela, é reeleita deputada do Partido Socialista à Assembleia da República. 


DE PARABÉNS
1999 - Kuku Fidelis, jogador do FC Vizela em 2018-2019.
1956 - Eugénio Sousa, presidente Associação Reformados. 
1963 - Paulo Leite Foster (dj)

NESTA DATA FALECEU
2022 - José Luís Correia Machado (S.Miguel)


HOJE É...
- Dia do sogro
- Dia do telefone

Eventos históricos

1977: Descoberta dos Anéis de Urano.

Partilhar