Fonseca e Castro assume em 1947 a presidência da Junta de Turismo de Vizela
1821- É publicada portaria concedendo a escola primária de S. Miguel das Caldas. Foi desde o início até 1860 seu professor António Pereira da Silva (nome de rua que sobe da Praça da República pelo Callidas Club), pai do dr. José Joaquim da Silva Pereira Caldas. Até 1888 esta escola teve apenas dois professores.
1947 - Manuel Alves da Fonseca e Castro assume a presidência da Junta de Turismo de Vizela. Mandou construir o edifício do Turismo na rua Alfredo Pinto, um Parque de Campismo, um campo de minigolfe e um campo de tiro.
2012 - Manuel Campelos, ex-líder do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela e Cidadão Honorário de Vizela, manifesta-se publicamente contra a atribuição da Medalha de Honra do Município de Vizela a Mário Soares (na foto) votada pelos socialistas da CMV.
2012 - Morre Renato Costa, o maior compositor vizelense de sempre de música ligeira com diversos trabalhos gravados e um dos fundadores do grupo Vizela a Cantar e Festas de Vizela.
2013 - Luís Lopes Guimarães, empresário de sucesso no ramo do têxtil, era o único nomeado para receber a medalha de mérito municipal, grau ouro, da Câmara de Vizela no aniversário do concelho. Os partidos políticos até foram unânimes em atribuir-lhe a distinção, contudo, rejeitou a medalha por vir desta classe política, e por discordar com as medidas da Câmara dos últimos anos.
NASCEU NESTA DATA
- Arlindo Santos, ex-vice-presidente do FC Vizela e ex-pres. da Sociedade Filarmónica Vizelense.
1983 - Fundação da empresa vizelense de material elétrico SOCINEL
......
FALECEU NESTA DATA
1987 - Bernardino de Lemos Jesus Branco (S. Miguel)
2021 - Dr. Renato Barbosa (S. Paio)
2021 - Alexandrina Gomes Lemos (S. Miguel)
2019 - Maria José Ferreira Vila Real (S. Miguel)
2018 - José Maria Teles da Graça (S. João)
2018 - Joaquim Fernando Monteiro Alves (S. Miguel)
2009 - Francisco Vaz da Silva (Tagilde)
2011 - Fernando Sequeira Neves
2012 - Renato Costa, o maior compositor de música ligeira de Vizela.
2024 - José Castro Leite Salgado (França)
2024 - Carla Alexandra Costa Peixoto (S.João)
Eventos históricos
- 1309 — Abu al-Juyuch Nasr ascende ao trono do reino nasrida de Granada após a deposição do seu meio-irmão Maomé III de Granada.
- 1492 — A rainha Isabel I de Castela ordena a seus súditos judeus e muçulmanos que se convertam ao Cristianismo ou serão expulsos do país.
- 1558 — Fernando I assume o título de Sacro Imperador Romano-Germânico, sem ser coroado pelo Papa.
- 1592 — O verdadeiro “Segundo do Pi”: a maior correspondência entre as datas do calendário e os dígitos de π (pi) desde a introdução do calendário juliano.
- 1647 — Guerra dos Trinta Anos: Baviera, Colônia, França e Suécia assinam a Trégua de Ulm.
- 1653 — Primeira Guerra Anglo-Holandesa: vitória de uma frota neerlandesa sobre uma esquadra inglesa na Batalha de Livorno, próximo de Livorno, Itália.
- 1794 — Eli Whitney recebe a patente do descascador de algodão, uma invenção que revolucionou a indústria de algodão estado-unidense.
- 1800 — O cardeal Barnaba Chiaramonti é eleito Papa Pio VII.
- 1885 — The Mikado, uma ópera cômica por W. S. Gilbert e Arthur Sullivan, recebe a sua primeira apresentação pública em Londres.
- 1903 — O Tratado Hay-Herran, que garante aos Estados Unidos o direito de construírem o Canal do Panamá, é ratificado pelo Senado dos Estados Unidos. O Senado colombiano, mais tarde, rejeitaria o acordo.
- 1915 — Primeira Guerra Mundial: encurralado na costa do Chile pela Marinha Real Britânica depois de fugir da Batalha das Ilhas Malvinas, o cruzador rápido alemão SMS Dresden é abandonado e afundado por sua tripulação.
- 1931 — Estreia de Alam Ara, o primeiro filme com som da Índia.
- 1936 — A primeira versão totalmente falada do filme Show Boat é apresentada no Radio City Music Hall. (Houve uma versão parcialmente falada em 1929.)
- 1937 — O Papa Pio XI condena o nazismo, na Encíclica Mit brennender Sorge.
- 1939 — A Eslováquia declara independência sob pressão alemã.
- 1943 — Segunda Guerra Mundial: o Gueto de Cracóvia é "liquidado".
- 1945 — Segunda Guerra Mundial: a Força Aérea Real utiliza operacionalmente pela primeira a bomba de Grand Slam, em Bielefeld, na Alemanha.
- 1951 — Guerra da Coreia: pela segunda vez, as tropas das Nações Unidas retomam Seul.
- 1964 — Um júri em Dallas, Texas considera Jack Ruby culpado por assassinar Lee Harvey Oswald, suspeito do assassinato de John F. Kennedy.
- 1972 — O editor e ativista político italiano Giangiacomo Feltrinelli é morto por uma explosão perto de Segrate.
- 1974 — O governo português demite os generais António de Spínola e Francisco da Costa Gomes dos cargos de Vice-Chefe e Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, respectivamente, pelo facto do primeiro ter escrito, com a cobertura do segundo, um livro, "Portugal e o Futuro", no qual, pela primeira vez uma alta patente advogava a necessidade de uma solução política para as revoltas separatistas nas colónias e não uma solução militar.
- 1978 — As Forças de Defesa de Israel, invadem e ocupam o sul do Líbano, na Operação Litani.
- 1979 — Na China, um Hawker-Siddeley Trident bate em uma fábrica perto de Pequim, matando 44 pessoas e ferindo pelo menos 200.
- 1980 — Na Polônia, o voo LOT Polish Airlines 007 cai durante a aproximação final perto de Varsóvia, matando 87 pessoas, incluindo uma equipe de boxe americana de 14 homens.
- 1985 — O presidente eleito do Brasil, Tancredo Neves é internado, na véspera de sua posse, em um hospital de Brasília, onde realiza uma operação abdominal. Em seu lugar, assume a presidência o vice José Sarney. Tancredo morreria no dia 21 de abril desse mesmo ano.
- 1994 — Lançamento da versão 1.0.0 do núcleo Linux.
- 1995 — Exploração espacial: o astronauta Norman Thagard torna-se o primeiro astronauta norte-americano a viajar para o espaço a bordo de um veículo de lançamento russo.
- 2006 — Membros do exército chadiano fracassam em uma tentativa de golpe de Estado.
- 2008 — Uma série de distúrbios, protestos e manifestações ocorrem em Lassa e em outros locais do Tibete.
- 2018 — Como resposta ao envenenamento de Sergei e Yulia Skripal com agente nervoso, o Reino Unido expulsa 23 diplomatas russos.