14 DE MARÇO E A HISTÓRIA


Fonseca e Castro assume em 1947 a presidência da Junta de Turismo de Vizela

1821- É publicada portaria concedendo a escola primária de S. Miguel das Caldas. Foi desde o início até 1860 seu professor António Pereira da Silva (nome de rua que sobe da Praça da República pelo Callidas Club), pai do dr. José Joaquim da Silva Pereira Caldas. Até 1888 esta escola teve apenas dois professores.


1947 - Manuel Alves da Fonseca e Castro assume a presidência da Junta de Turismo de Vizela. Mandou construir o edifício do Turismo na rua Alfredo Pinto, um Parque de Campismo, um campo de minigolfe e um campo de tiro.

1987 - A direção dos Bombeiros publica o resultados dos cortejos e peditórios nas freguesias servidas pelas Corporação para a construção do novo e atual quartel.


2012 - Manuel Campelos, ex-líder do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela e Cidadão Honorário de Vizela, manifesta-se publicamente contra a atribuição da Medalha de Honra do Município de Vizela a Mário Soares (na foto) votada pelos socialistas da CMV.



2012 - Morre Renato Costa, o maior compositor vizelense de sempre de música ligeira com diversos trabalhos gravados e um dos fundadores do grupo Vizela a Cantar e Festas de Vizela.


2013 - Luís Lopes Guimarães, empresário de sucesso no ramo do têxtil, era o único nomeado para receber a medalha de mérito municipal, grau ouro, da Câmara de Vizela no aniversário do concelho. Os partidos políticos até foram unânimes em atribuir-lhe a distinção, contudo, rejeitou a medalha por vir desta classe política, e por discordar com as medidas da Câmara dos últimos anos.


NASCEU NESTA DATA


- Arlindo Santos, ex-vice-presidente do FC Vizela e ex-pres. da Sociedade Filarmónica Vizelense.
1983 - Fundação da empresa vizelense de material elétrico SOCINEL

......
FALECEU NESTA DATA

1987 - Bernardino de Lemos Jesus Branco (S. Miguel)
2021 - Dr. Renato Barbosa (S. Paio) 

2021 - Alexandrina Gomes Lemos (S. Miguel)

2019 - Maria José Ferreira Vila Real (S. Miguel)

2018 - José Maria Teles da Graça (S. João)
2018 - Joaquim Fernando Monteiro Alves (S. Miguel)
2009 - Francisco Vaz da Silva (Tagilde)
2011 - Fernando Sequeira Neves
2012 - Renato Costa, o maior compositor de música ligeira de Vizela.

 

Eventos históricos

1592: O verdadeiro “Segundo do Pi”
1794: A patente do "descaroçador de algodão"

Partilhar