22 MARÇO DATAS DA HISTÓRIA

A história de Vizela dia a dia no ddV.


1951 - MORREU CHICÓRIA
Com 75 anos, morre maestro e compositor Joaquim da Costas Chicória (na foto) a maior referência musical de sempre de Vizela. 

“Vivendo menino e moço, num ambiente familiar todo cheio de
atrativos e paixões musicais, facilmente encontrou, por intuição e espiritual deleite, o fio da sua carreira orientadora, entretanto afoito e persistentemente na prática da divina arte, ultrapassando em méritos, os seus avoengos, pelo sentido impulsivo da inclinação e do estudo, compondo e musicando fácil e competentemente as mais diversas partituras. Não frequentou Conservatórios, e tendo apenas exame de instrução primária, para fazer da sua arte modo de vida, obteve a carta de regente e compositor no Conservatório Nacional de Música.
A sua actividade profissional tornou-se intensa e verdadeiramente assombrosa. Dirigiu vários conjuntos instrumentais, entre eles as bandas de Lousada, Riba Tua e Vizela. Exímio cornetim, tocava, porém quase todos os instrumentos, chegando a fazer parte de várias orquestras dos teatros de Lisboa e Porto. O seu extenso arquivo musical, enriquecido com as melhores obras da sua autoria, em arranjos, paso-dobles, mazurcas, valsas, e harmonizações de alto merecimento, encontrando-se em poder da banda dos Bombeiros Voluntários de Vizela (Chicórias) e dos dois filhos do maestro Vizelense, ambos primeiros sargentos músicos. Muitas das suas festejadas composições, andam espalhadas por todo o Pais, nos agrupamentos paisanos e regimentares. Da sua fecunda, vastíssima e inspirada obra musical, de grande êxito, pela probidade, competência e beleza de harmonização, podemos contar: para cima de 200 marchas; 19 rapsódias, algumas marchas fúnebres e inúmeras fantasias, sinfonias, hinos e pequenas composições.”
A banda da Sociedade Filarmónica Vizelense sob a batuta de José Manuel Marques gravou três cd com as melodias de Chicória.
Foi sepultado no cemitério de S. Miguel das Caldas.

1901 - António Figueirinhas, publica a novela "Recordações de Vizela".

2012 - Em reunião da Câmara de Vizela é aprovada a apresentação de proposta, às devidas entidades, de classificação de interesse municipal do edifício do Hotel Sul Americano.

2020 - O jogo Vizela-Bragança,  do Campeonato de Portugal, fica adiado devido à pandemia do coronavíruos covid 19 e ao Estado de Emergência instalado no País que obriga os portugueses a ficarem em casa.

NESTA DATA NASCEU...
1983 - Zezinho, jogador do FC Vizela em 2008/09

FALECEU NESTA DATA
2000 - António Gonçalves (Notícias Vizela)
2015 - Josefa Maria Araújo (S.João)
2019 - Rita de Jesus Marques (S. João)
2019 - Inácio Pedrosa (S. Miguel)
2019 - Maria Virginia da Cunha (Conde) 

Eventos históricos

1997: O cometa Hale-Bopp

Partilhar