23 março e a história de Vizela


1874 - Nasce a ilustre Vizelense Joaquina Pedrosa DA Silva Ferreira, criadora do BOLINHOL DE VIZELA, ex - Libris de Vizela. Natural de São Miguel da Caldas,  era filha de JOAQUIM RIBEIRO FERREIRA e HENRIQUETA Pedrosa.

1952  -Direção dos Bombeiros de Vizela fixa no quartel a frase do Ministro da Marinha Contra-Almirante Américo Tomaz, aquando a sua visita a Vizela em 16 de Julho de 1951: «Se Vizela não é uma terra grande é sem dúvida a terra de um grande Povo».




1958 - Mendonça Pinto toma posse como Comandante dos Bombeiros de Vizela, por proposta da Direcção presidida por José Luís de Almeida, e sancionada pelo Inspector de Incêndios da Zona Norte.

1993 - Em Guimarães, na sede da Associação de Municípios do vale do Ave, António Guterres, líder do Partido Socialista na oposição, afirma aos jornalistas que se for eleito Primeiro Ministro criará o concelho de Vizela. O Notícias de Vizela afixa esta promessa na primeira página até ser concretizada.

1996 - A maioria dos sócios da Sociedade Filarmónica Vizelense presentes na assembleia mais polémica da sua história votam a alteração da fundação da Banda do ano 1945 para 21 janeiro de 1882. O tema ainda hoje não é pacífico. Presidiu à sessão Alcides Campelos.

2024 - Estádio do FC Vizela recebe o jogo internacional Portugal-Croácia em sub-17. 

NESTA DATA NASCEU
- Hélder Batista, treinador de futebol, ex-coordenador das camadas jovens do FC Vizela e treinador dos juniores A quatro anos.

NESTA DATA FALECEU
2023 - Amélia Silva Monteiro Magalhães (Friande)  

NACIONAL E INTERNACIONAL

Eventos históricos

1900: Início das escavações em Cnossos.
2001: A estação Mir é desativada.

HOJE É DIA...

ONU - Dia Mundial do Meteorologista
Paquistão - Dia da República
Dia Mundial do Sono
Igreja Católica - São Toríbio de Mongrovejo, bispo

(fonte wikipédia)

Partilhar