26 DE MARÇO AS DATAS DA HISTÓRIA


1905
- Sai o nº 4 do jornal "O Visellense - Quinzenário De Estudos Sociaes" que tinha como editor e proprietário José M.P. Guimarães e Redactor - Braúlio Caldas.



1963
- A Firma Joaquim de Sousa Oliveira & Filhos requer licença para construção da Fábrica que viria a ficar instada na Rua Pereira Reis (onde está hoje o estacionamento do Continente).


1972 - Vizela presta homenagem às Forças Armadas Portuguesas (em combate no Ultramar) num programa festivo do qual faz parte um desfile militar onde se incorporam os Bombeiros de Vizela, escuteiros, banda filarmónica, bem como os porta-estandartes de todas as instituições locais, enquanto a vila era sobrevoada por aviões do Aero-Clube de Braga, lançando papelinhos com as cores nacionais.

A missa alusiva é celebrada em S. João das Caldas pelo Padre Albano Freitas.

1972 - Morre Santos da Cunha, Governador Civil de Braga, tido como um bom amigo de Vizela onde esteve presente em diversas cerimónias públicas. Tinha 61 anos. Francisco Carlos Leite Dourado, da Póvoa de Varzim, seria o sucessor de Santos da Cunha.

1982 - Eduardo Leite Faria é eleito presidente da Direcção do Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália tendo sido reeleito em 1984, 1990 e 1994.


1988 - Inauguração do relvado do estádio do FC Vizela com um jogo-convívio entre uma equipa de directores e outra do Grupo dos Cem do mesmo clube.

1989 - A Rádio Vizela perde o concurso para a Rádio Santiago e Rádio Fundação no processo de legalização das rádios locais com atribuição de duas frequências por concelho de Guimarães. Os vizelenses apontam o dedo aos meandros políticos anti-Vizela. 

 2010 - Pelo quarto ano consecutivo, abre a Feira do Açúcar de Vizela, na Praça da República, com 13 stands, O certame, que inclui doceiros de várias localidades, é promovido pela Câmara Municipal de Vizela

2004
- Alexandre Cunha é reeleito Presidente do Club Turístico e Desportivo de Vizela.

2006 - FC Vizela empata no Marco (1-1) com o golo vizelense a ser apontado por Artur Jorge. Partida referente à 28ª jornada da II Liga. Vizela era 11º na classificação e Marco 15º.
2011 - Santo Adrião vence em S. Paio e confirma à I Divisão em futebol distrital. Alexandre Costa é o treinador e António Macedo o Presidente.


ANIVERSÁRIO
- Avelino Lopes (Presidente do Núcleo de Árbitros de Vizela)
 
FALECEU NESTA DATA
2014 - Maria Emília Ferreira Pedrosa (Santa Eulália)
2011 - Joaquim Ferreira Ribeiro
2012 - Carlos Alberto Alves Pinheiro (Vizela)


Eventos históricos

1913: Soldados búlgaros aguardando para atacar Adrianópolis
1979: Begin, Carter e Sadat
1991: Bandeira do Mercosul

Partilhar