5 DE MARÇO AS DATAS DA HISTÓRIA

Arcebispo-emérito de Braga, D. Jorge Ortiga e Padre José Machado da paróquia de S. João das Caldas hoje de parabéns.



1896 - Revista “Occidente” de 05 de março de 1896 na secção Portugal Pitoresco
escreve com publicação da foto cimeira: "Nas margens do Vizella.
“O Rio Vizella, que ainda em fins do século XVII se denominava Avicella, talvez pela sua vizinhança do rio Ave de que Avizella é diminutivo, é dos mais pitorescos da província do Minho.
Nasce na serra da Pedraída, concelho de Fafe e depois de um percurso de 25 Kilómetros, junta-se ao rio Ave, na freguesia de S. Miguel das Aves, concelho de Santo Thyrso, onde há a ponte do caminho de ferro de Guimarães, a obra d´arte mais importante d´esta linha.
Muitas outras pontes atravessam este rio que servem as freguesias de Queimadella, S. Vicente de Paços, Santo Ovídio, Bouças, S. João, Nova de Pombeiro ou Nebainhos, Velha de Pombeiro, etc., além das pontes de Tagilde, Vizella (nova e velha), Negrellos, Carvoeira, etc.
Vizella serpenteando por entre ilhotas tapetadas de relvas e fêtos, as margens são um verdadeiro encanto, povoadas de variado arvoredo onde os passaritos fazem ninho e os rouxinóis cantam. Os viajantes que percorrem a província do Minho não desconhecem as belllezas d´este rio, por sem dúvida o mais pitoresco de Portugal.”


1932 - Eleições nos Bombeiros de Vizela conforme nota do Notícias de Guimarães.


1999 - Um ano depois de criado o concelho de Vizela, Fernando Alberto Ribeiro da Silva ainda não esqueceu a mágoa e pede eleições intercalares de forma a derrotar António Magalhães que culpa de não ter conduzido devidamente a defesa de Guimarães nesse caso. Magalhães responde-lhe para aparecer em 2001.

2008 - Câmara Municipal envia uma bandeira do Município para cada domicílio concelhio, com o objectivo de que a mesma seja pendurada em cada casa. O texto da Câmara Municipal é o seguinte: «A centenária luta pela autonomia administrativa do concelho de Vizela viu finalmente o seu objectivo alcançado a 19 de Março de 1998.

2021 - Comerciantes vizelenses manifestam-se na Avenida dos Aliados no Porto em prol da reabertura dos restaurantes e pequeno comércio fechados devido à pandemia.

NESTA DATA NASCEU


1944 - D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga.


1960 José Marques Machado, pároco S. João das Caldas e professor.
1990 - André Soares, avançado do FCV 2019-21.
1999 - Guo Tianyu, jogador FCV 2022.
1981 - Fátima Pedrosa, professora
1956 - João Dias, Grupo Coral Un. Sénior. 

-------------------------------------------------------
FALECERAM NESTA DATA
2014 - Maria das Dores Fernandes - Tagilde
2013 - Agostinho Martins (Santa Eulália)
2013 - Manuel David Leite Antunes (S. Miguel)
2021 - José Carlos Martins Moreira (Moreira)


Eventos históricos


Partilhar