Comunicado aos utentes da USF PHYSIS e da USF Moreira de Cónegos

Como é do conhecimento geral, Portugal está em estado de alerta por causa da epidemia de Covid-19. Neste contexto, foi
necessário reorganizar o funcionamento das USF, para diminuir o risco de contágio associado à aglomeração de utentes e ao contacto com profissionais de saúde, e para dar prioridade ao atendimento das situações urgentes. Estão assegurados apenas os serviços mínimos:
Todas as consultas programadas não indispensáveis estão canceladas. Caso tenha um problema de saúde não urgente, adie a consulta (os utentes com telemóvel ou email provavelmente receberam ou receberão uma mensagem de aviso de cancelamento das consultas programadas).
As baixas para assistência a filhos até aos 12 anos de idade por encerramento das escolas não são necessárias. Basta imprimir e preencher o formulário GF88-DGSS disponível em http://www.seg-social.pt/formularios, para entregar à entidade empregadora.
As baixas prolongadas serão preferencialmente prorrogadas sem presença do utente.
Os pedidos de renovação de prescrição de medicação prolongada serão efetuados como habitualmente, de preferência por telemóvel ou email.
Os pedidos de consulta aberta devem ser efetuados preferencialmente por telefone (Telefone da USF Physis: 253589057 / 253589058; amanhã serão divulgados os números de telefone dos profissionais disponíveis) ou por email (usf.physis@arsnorte.min-saude.pt).
Em caso de sintomas suspeitos de infeção pelo Covid-19 (início súbito de febre ou tosse ou dificuldade respiratória sem causa evidente) não deve contactar a USF. Deve contactar o serviço SNS 24 pelo telefone 808 24 24 24. Mesmo que tenha que esperar algum tempo pela resposta, será mais cómodo para si esperar por esta em casa.
Os utentes que se desloquem à USF Physis para consulta aberta serão sujeitos a triagem.
A USF Moreira de Cónegos está encerrada até ao dia 25 de março inclusive, por motivo de infeção por Covid-19 de um profissional desta USF. Até esta data, os utentes da USF Moreira de Cónegos serão atendidos nas unidades funcionais de Vizela:
Os domicílios de enfermagem urgentes serão assegurados pela UCC.
Os utentes do Dr. Samuel Pedreira serão atendidos na USF Novos Rumos.
· Os utentes da Dra. Eunice Gonçalves e do Dr. Vidal Pinheiro serão atendidos na USF Physis.
Tal como para os utentes da USF Physis, só serão atendidas as situações urgentes, baixas médicas e outras situações inadiáveis. Os utentes da Dra. Eunice Gonçalves e do Dr. Vidal Pinheiro devem ligar para o nº da USF Physis (253589057 / 253589058) ou para o nº 961929936 antes de se deslocarem à USF.
Por favor fique atento às informações que vão sendo divulgadas.
Limite os contactos sociais, fique mais por casa, evite espaços fechados com aglomerados de pessoas, evite contactos físicos, lave as mãos várias vezes ao dia, evite levar as mãos não lavadas à boca, nariz ou olhos.
Proteja-se a si e aos outros.
Obrigado.
Armando Guimarães
Médico, coordenador da USF Physis

Partilhar