Conclusões da reunião da Câmara de Vizela

Reunião decorreu à porta fechada.
Em resumo enviado à Imprensa, a CMV dá conta dos assuntos tratados e votados. O não encerramento das escolas de Vizela face ao Covid 19 mereceu grandes reparos.



O Executivo municipal de Vizela realizou esta manhã uma reunião ordinária que decorreu em regime de porta fechada, não estando aberta a participação do público em geral, na sequência do surto da nova estirpe de Coronavírus (COVID-19), na região norte do Pais e no seguimento das medidas decretadas pela Direção-Geral de Saúde, assim como as medidas excecionais implementadas pelo Município de Vizela.

Nesta reunião, no período antes da ordem o dia, foram abordados os temas das Termas de Vizela, da hasta pública do edifício do Castelo, da Reta de Sá, das instalações da Segurança Social, sendo que o tema mais abordado foi o surto da nova estirpe de Coronavírus (COVID-19).

O Presidente da Câmara de Vizela informou todos os contactos tidos com o Ministério da saúde e os emails remetidos ao Gabinete da Ministra da saúde, reiterando não compreender porque é que as escolas de Felgueiras e Lousada estão fechadas, por causa do novo coronavírus, e as de Vizela, a poucos quilómetros, mantêm-se abertas, tendo apresentado pormenorizadamente todas as medidas excecionais implementadas pela Autarquia, de ordem preventiva, para evitar a transmissão da doença na comunidade.

Disse não conseguir explicar esta decisão da Direção-Geral e Saúde, uma vez que várias escolas foram encerradas nos concelhos vizinhos e estão a poucos quilómetros, dando o exemplo a EB 2,3 de Idães, em Felgueiras, que fica a cerca de quatro quilómetros da EB1 e Jardim de Infância do Monte, em Santa Eulália, no concelho de Vizela, que se mantêm em funcionamento.

Mais disse que muitas pessoas de Felgueiras e Lousada, nomeadamente das localidades de Regilde e Lustosa, fazem vida em Vizela, devido à proximidade geográfica.
O Presidente da Câmara disse ter comunicado aquela posição à Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) e que confia na avaliação que aquele organismo está a fazer.

LARGO IGREJA TAGILDE
Da agenda de trabalhos da reunião, composta por 22 pontos, para além dos habituais votos de louvor, destaque para a aprovação dos trabalhos complementares das empreitadas de Requalificação e Reordenamento do Largo da Igreja de Tagilde, de execução da Casa da Cultura e de Requalificação da área adjacente à Igreja de Santa Eulália.

CHEQUE BEBÉ
Mais foram aprovados, e conforme tem vindo a acontecer noutras reuniões, a atribuição de subsídios no âmbito do Regulamento Municipal de Incentivo à Natalidade – Cheque Bebé.

REVOGAÇÃO DE LOJA
Foi também aprovada a revogação de concessão da loja exterior do Mercado Municipal de Vizela, face à alteração das instalações da Segurança Social em Vizela.

GALARDÕES
Destaque ainda para a aprovação das medalhas honoríficas e galardões do Município de Vizela no âmbito das comemorações do 19 de Março de 2020, onde a Câmara Municipal, ao abrigo do Regulamento do Conselho das Condecorações Municipais, vai distinguir a Casa do Povo de Vizela e Domingos Pedrosa com medalhas honoríficas e ainda reconhecer, através da atribuição de um galardão de mérito, os ‘jovens quadros vizelenses’ Filipe Costa, Filipa Guimarães, Nélson leite e José Carvalho, que atualmente, pelo percurso de vida, académico e profissional, se destacam a nível nacional e internacional, nas suas mais variadas vertentes.

MONTESINHOS E BOMBEIROS
A Câmara Municipal aprovou ainda a atribuição de apoio financeiro ao Centro Cultural de Montesinhos com vista à construção de um campo relvado sintético, no valor de € 251.606,70 e à Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela, para o desenvolvimento da sua atividade de carácter regular, no valor de € 50.000,00 e para a aquisição do Veículo – Plataforma Elevatória (PE-32), no valor de 120 mil euros.

Partilhar