Covid-19: proibição temporária de visitas a lares, hospitais e prisões

A ministra da Saúde anunciou este sábado que o surto de covid-19 em Portugal vai obrigar a tomar medidas de contenção como o fecho de escolas e mesmo proibição
temporária de visitas a lares, hospitais e prisões, em alguns distritos nomeadamente Braga. O objectivo é retardar ao máximo a evolução do surto.

"O encerramento proactivo de algumas instituições deve ser implementado numa fase inicial quando o número de casos é ainda reduzido", afirmou a Ministra, para justificar que este não deve ser encarado com "alarmismo".

Assim, e como base num "detalhado inquérito epidemiológico", Marta Temido anunciou o encerramento da Escola Básica e Secundária de Idães, em Felgueiras, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e do "edifício onde é leccionado o curso de História da Universidade do Minho", em Braga.

Além disso, o Governo anunciou que estão suspensas as visitais a hospitais, lares e estabelecimentos prisionais da região Norte.

Em conferência de imprensa, Marta Temido aconselhou ainda o adiamento de eventos sociais e referiu que é necessária “proporcionalidade e bom senso” na tomada de medidas e que o encerramento de escolas e instituições (e o período em que estarão encerradas) deve ser avaliado “caso a caso”, tendo em conta a situação epidemiológica na região e ao nível nacional.

Marta Temido explicou ainda que, tendo em conta os casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus e os casos suspeitos que aguardam confirmação, “o risco será reavaliado nas próximas horas”.


Nesta altura estão confirmados 21 casos de Covid-19 em Portugal, sendo que 15 estão internados na zona Norte do País. Há 47 pessoas a aguardar resultados laboratoriais sobre o seu estado clínico.

Partilhar