Funerais sem missas e aconselhados apenas a familiares


Em virtude da pandemia em curso, os funerais também não fogem às medidas preventivas para estancar o Covid 19. O Boletim Paroquial de S. Miguel das Caldas refere que ficou determinado que
os funerais decorram segunda a modalidade "Celebração das Exéquias sem missa", presente no Ritual das Exéquias, adaptando-se, naturalmente, às circunstâncias do lugar e na presença das pessoas mais próximas ao defunto".

Prosseguindo: «Deve-se evitar também quaisquer gestos afetuosos de proximidade, no cumprimento das regras de distanciamento social e etiqueta respiratória.
As Missas Exequiais podem ser celebradas após a superação desta fase crítica ou nas eucaristias que o sacerdote celebrará em particular, sempre sem assistência de pessoas». 
Os últimos velório e funeral em Vizela decorreram nos dias 10 e 11 do mês corrente em S. Miguel das caldas, porém estas medidas agora anunciadas ainda não estava em prática. 
 Os cemitérios também sofrem redução do horário de funcionamento em todas as freguesias de Vizela, passando a ser das 8 às 13h00, exceto em casos extraordinários.



Partilhar