Hoje era dia de serrar-a-velha e do arranque das comemorações do 19 de março

Não fosse o estado de crise que o País (e grande parte do mundo) atravessa com a pandemia coronavírus, hoje seria um dia de celebrações em Vizela. Porém nem o o fogo de artifício que estava no programa subirá aos céus.



Para hoje estava marcado o inicio das comemorações dos 22 anos do Concelho de Vizela com um vasto programa que se prolongaria até ao dia 22 de março, domingo.

Esta noite, na Praça do Município (onde ficaria instalado o palco visto que as obras da Praça da República estavam previstas arrancar nesta altura) seria apresentado o Concurso Bandas de Vizela 2020 e do CD do Concurso de Bandas, seguida da atuação da banda RCZ, vencedora do concurso de 2019. Depois seria lançado o fogo de artifício, porém a Câmara anulou esta e todas as iniciativas em programa. Victor Hugo Salgado disse que o simples lançar do fogo de artifício seria motivo para muitas pessoas saírem à rua e agruparem-se, "algo que não se deseja de todo e que vai contra todas as normas de segurança anti-contágio impostas».
Se as escolas estivessem abertas, esta noite haveria o concurso da Serra -a Velha e por conseguinte as fogueiras de S. José seriam acesas um pouco por todo o lado.

O grande dia seria amanhã, dia 19 de março, com as cerimónias habituais (missa, sessão solene, inauguração da Casa da Cultura e a atuação de Quim Barreiros, Sedarf e a Banda Aleziv) e a Feira do Bolinhol e do Vinho.
Para além de muitas atuações que ficaram anuladas, também o programa em direto da RTP, que iria ser transmitido no sábado desde o jardim Manuel Faria, ficou anulado.
Na sexta-feira, dia 20 de março, prosseguiria a Feira do Bolinhol, e à noite sobiriam ao palco os EXPENSIVE SOUL.

Este será o aniversário mais vazio da jovem história municipal de Vizela, não se realizando qualquer evento de um vasto programa que só terminaria no domingo ao final da tarde.

Partilhar