Morreu Pedro Barroso apoiante da luta dos vizelenses

O cantor, autor e músico português, Pedro Barroso, faleceu esta segunda-feira à noite, de doença prolongada. Tinha 69 anos.


Pedro Barroso, cantou duas vezes em Vizela, ambas com a bandeira da luta dos vizelenses sobre os ombros: a primeira foi muito antes de Vizela ser eleva a concelho (19 de março de 1998) no decurso das Festas da Vila.


Pedro Barroso atuou no Parque das Termas e Manuel Marques ofereceu-lhe uma bandeira antes do espetáculo. O cantor subiu ao palco com a bandeira azul-amarela às costas.

Numa das viagens dos vizelenses à Assembleia da República para mais um debate (frustrado) sobre a criação do Concelho, Pedro Barroso fez questão de marcar presença no meio dos vizelenses. Há imagens da RTP que mostram posters do cantor nas mãos dos vizelenses.

Já com Vizela elevada a concelho, o intérprete de Viva Quem Canta foi convidado pela Câmara de Vizela para cantar na nova cidade..
Desta vez foi a autarquia que ofereceu a Pedro Barroso a bandeira com que subiu ao palco e cantou o seu inagualável repertório.


Notícia RTP
Barroso publicou 20 álbuns, o mais recente dos quais Artes do Futuro, em 2017.


Nascido em Lisboa, a 28 de novembro, Pedro Barroso cresceu em Riachos, terra natal do pai, professor primário.Pedro Barroso foi um dos cantautores revelados em 1969 pelo programa da RTP Zip-Zip.


Em 1970, colaborou como ator no Teatro Experimental de Cascais, sob a direção de Carlos Avillez, ao lado de José Jorge Letria e de António de Macedo.


Nos anos seguintes colaborou ainda com a Valentim de Carvalho em diversos projectos. O seu primeiro álbum de longa duração foi apenas editado em 1976, pela Diapasão/Sassetti, com o título Lutas Velhas, Canto Novo.


Seguiu-se o álbum Água Mole Em Pedra Dura, em 1978. No ano de 1979 lança o single "Em Ferrel/Canção Para O Rio Almonda" e participa no Festival da Nova Canção de Lisboa.

O álbum Quem Canta Seus Males Espanta foi editado em 1980. A canção "Canção Para O Rio Almonda" seria distinguida com o Troféu Karolinka no Festival Menschen und Meer, realizado na antiga RDA, em 1981.


Até 2017, publicou mais 17 álbuns e ao longo dos anos cantou em praticamente todas as grandes salas portuguesas, incluindo o Coliseu de Lisboa, a Aula Magna, o Fórum Lisboa, o Teatro Rivoli, o Pavilhão Atlântico e Teatro Diogo Bernardes, entre outros.


Apresentou ainda espetáculos em vários países europeus, no Brasil, no Canadá, nos EUA, na China, incluindo em cadeias de televisão e rádios.

A 3 de dezembro de 2009, num concerto no Teatro de São Luiz, Pedro Barroso despediu-se dos palcos, celebrando 40 anos de carreira.


Esta terça-feira, depois das 22h a Antena 1 transmite o último concerto de Pedro Barroso, ocorrido em dezembro de 2019 no Teatro Virgínia, em Torres Novas, sua terra adotiva.

As músicas, os poemas, os amigos, os admiradores, estiveram unidos por uma última vez naquela data, para celebrar esta figura maior da cultura portuguesa.

Partilhar