PÁSCOA sem Compassos e confessos individuais no arciprestado Guimarães-Vizela

Comunicado do Arciprestado de Guimarães-Vizela (do qual o Padre Constantino Matos de Sá, pároco de S. Miguel das Caldas, é a figura máxima) sobre as medidas preventivas do COVID 19



O arcipreste e o vice-arcipreste de Guimarães e Vizela reuniram esta manhã com os delegados de zona para decidir a melhor forma de aplicar a nota pastoral sobre o coronavírus no neste arciprestado. Assim:


1) Recomenda-se a comunhão na mão, a comunhão por intinção dos sacerdotes concelebrantes, a omissão do gesto da paz e o não uso da água nas pias de água benta.

2) Na celebração da missa vespertina da Ceia do Senhor não haverá rito de “Lava-pés”.

3) Na Sexta-feira Santa, a veneração da cruz na celebração da Paixão do Senhor, far-se-á com a inclinação profunda, ou com a genuflexão.

4) Na Vigília Pascal e no Domingo de Páscoa, não deve apresentar-se a cruz (com o Ressuscitado) para o beijo ou saudação com o toque da mão.

5) O “Compasso” ou “Visita Pascal” não se irá realizar.

6) O Conselho Arciprestal fará chegar às paróquias uma celebração para ser feita em família no dia de Páscoa, que deve ser distribuída pela Paróquia na forma e tempo mais oportuno.

7) Não deve acontecer a confissão individual. Está permitida a celebração da Penitência com absolvição geral de acordo com as normas estabelecidas.

8) A catequese, respectivas celebrações catequéticas e reuniões e actividades de grupos de jovens estão suspensas.

9) Atendendo às medidas proactivas referidas na nota pastoral, cada paróquia deve decidir a suspensão ou não das procissões e vias-sacras de acordo com o número de pessoas e em conformidade com as indicações da DGS.

10) Nas cerimónias fúnebres respeitem-se as regras estabelecidas sobre os cumprimentos e demais interacções sociais.



Partilhar