"Sr. ARMANDO" uma figura inesquecível da Rua da Rainha


Antigas crianças recordam o "homem bondoso". Foi o pioneiro do futebol feminino em Vizela.


Faleceu hoje no Lar de Polvoreira, com 87 anos, Armando Nunes Moreira, também conhecido por "Sr. Armando da Rua da Rainha". Não porque alguma vez tivesse residido na rua Dr. Pereira Caldas, mas tão só porque dispôs ali de uma mercearia num antigo estabelecimento conhecido pela Loja do Azeiteiro por durante muitos anos os seus anteriores proprietários comercializarem azeite para a comida e para as lamparinas.

As referências a este "homem bom" que deixou marcas gratificantes em todas as crinças daquela altura, hoje todos homens e mulheres adultos, podem-se ser constatadas nas redes sociais onde são prestadas as mais sentidas referencias e agradecimentos logo pelo atual Presidente da Câmara de Vizela Victor Hugo salgado que cresceu também naquela amistosa rua vizelense.
São vários os testemunhos, deixamos este de Patrícia Bastos corroborado por outras tantas crianças daquele tempo:   
"Hoje acordei e tive uma triste noticia...
Partiu um dos melhores corações que a vida teve a bondade de me presentear.
Sim estou triste,muito triste... afinal de contas ele foi e SERÁ uma definição pura do que é o Amor.
Foi este Homem que coloriu a minha infância e a de muitos amigos meus.. tivemos o privilégio de o ter perto de nós e usufruir de muito que nos ofereceu...
Que parta em Paz ...Sr Armando...»

Estes e outros amigos de Armando Moreira lamentam não poder participar nas exéquias fúnebres devido à pandemia em curso. Agostinho Ribeiro disse que logo seja possível prestarão essa homenagem a um homem que gostava de todas as crianças e de ajudar as pessoas e que jamais esquecerão. «Nós quisemos homenageá-lo em vida na rua da Rainha mas ele com a sua simplicidade que era enorme não aceitou, esquivou-se, em todo o caso tenho a salva que irá ser levada ao cemitério na homenagem que pretendemos prestar para em Junho» - disse Agostinho Ribeiro.

UMA ESPÉCIE DE PAI NATAL

Armando Moreira não tinha filhos, talvez por isso salientava mais o seu respeitoso carinho pelas crianças filhos dos outros, residentes na Rua da Rainha e não só, a quem oferecia guloseimas, brinquedos, deixava-os brincar com os brinquedos que tinha no estabelecimento entre uns quais um órgão, levava as crianças a passear, à piscina, a jogar futebol e o meio de transporte era o seu sempre brilhante Ford Cortina de cor vermelho berrante. Algumas crianças tinham nomes postos por ele que ainda hoje recordam.
Famílias pobres compravam (?) no seu estabelecimento, ia para o livro de assento, mas raramente essas contas foram cobradas.
Nas Barrocas-S. João das Caldas, onde residia, a sua casa e da sua dedicada esposa Domingas Gonçalves foi das primeiras do lugar a ter televisão (a preto e branco). Aos domingos abria a porta a todos os vizinhos que desejavam, ter a Tarde de Cinema ou o Bonanza.
Em tempos fazia-se acompanhar por uma filhote de raposa, com trela e coleira, que encontrou abandonada num monte. Quando o animal cresceu foi devolvido à vida selvagem. 
 

PIONEIRO NO FUTEBOL FEMININO

Armando Moreira teve ainda a particularidade de ser um iniciador do FUTEBOL FEMININO em Vizela e nas redondezas, modalidade que fundou e levou para o Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália, em 1979 no mandato de Eduardo Faria (pai do atual presidente).

José Maria Ferreira, antigo presidente do CCD recorda-se perfeitamente do trabalho desenvolvido por Armando Moreira: «Foi importante para o clube e para Santa Eulália, digamos que as mulheres foram primeiro do que os homens a ter equipa de futebol de 11 nesta freguesia utilizando muitas vezes o campo Agostinho de Lima em Vizela. Mas essas jovens mulheres também jogavam futsal. Os meus pêsames à família".


FUNERAL
O funeral realiza-se domingo, dia 29, às 15.00 horas na Igreja de S. João das Caldas de Vizela, onde se realizará uma cerimónia religiosa, indo de seguida a sepultar no cemitério da mesma freguesia.
Estará depositado em camara ardente a partir das 11.00 horas de sábado, dia 28.
O velório na capela está reservado à família.
Mensagens de condolências à família podem ser enviadas para:
fermonte@mail.telepac.pt (em assunto colocar nome do falecido).

Partilhar