Visita à Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro

No dia seis de março de 2020, as turmas do 3º ano da Escola Básica de S. Miguel, realizaram uma visita de estudo às instalações da Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro.

Esta visita teve como finalidade ver o Museu de Geologia, onde as crianças observaram os diferentes tipos de rochas e minerais, uma mina de carvão e os utensílios utilizados na época para a extração dos minerais.

O cicerone Álvaro explicou minuciosamente todos os pormenores de cada rocha ou mineral exposto.
Posteriormente, seguiu-se uma visita ao Jardim Botânico, com dois guias, que deram a conhecer aos alunos alguns tipos de plantas espontâneas, cultivadas, aromáticas e medicinais.


Estas plantas tanto são utilizadas para temperar alimentos como para fazer perfumes ou para fazer infusões e medicamentos.
Seguiu-se uma visita aos animais acompanhados por uma engenheira zootécnica, que mostrou as vacas, as ovelhas as cabras, os coelhos, as galinhas e as suas crias…

Os alunos assistiram também ao aprender a andar de uma vitela que tinha nascido há sensivelmente dois dias tendo passado depois pela sala da ordenha das vacas leiteiras (tourinas). Ali viram o habitat destes animais, o tipo de alimentação, o revestimento, a locomoção, o tempo de gestação e a utilidade dos mesmos na vidas das pessoas.

A visita terminou com um almoço no McDonalds de Vila Real.

Em nota final, as Turmas do 3º Ano da Escola Básica de S. Miguel agradece à Câmara Municipal pela cedência do transporte, " ao Agrupamento de Escolas de Infias; ao Sr. Eduardo Oliveira, que fez questão de nos vestir a rigor; à gerência do McDonads de Vila Real, aos professores e auxiliares que nos acompanharam e à UTAD, pela magnífica equipa que nos recebeu e explicou com tanto carinho as dúvidas que apresentámos".

Por fim: "Recomentamos este tipo de visitas de estudo para consolidar os conteúdos estudados na escola, pois são aulas práticas e divertidas!"

Partilhar