19 ABRIL DATAS DA HISTÓRIA

2001 - Assembleia da República retira o apelido «Barrosas» a Santa Eulália

1877 - O Dr. Pereira Caldas apresenta projeto dos estatutos para a criação do Centro Arqueológico na Citânia de Briteiros com a presença do Presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses, Joaquim Possidónio Silva, e que por sugestão de Augusto Soromenho, se haveria de chamar «Associação Arqueológica Martins Sarmento».

1970 - FC Vizela termina em 9 º lugar a participação no Campeonato Nacional da II Divisão Norte com derrota em casa do Salgueiros (5-1). Tirsense foi o campeão.

1998 - Em Santo Estêvão de Barrosas é realizado um referendo promovido pelo presidente da Junta, Fernando Jorge (já falecido), questionando a integração daquela freguesia no Município de Vizela que maioritariamente resulta em sentido contrário à deliberação que a respectiva Assembleia de freguesia tinha tomado em 13 de Março por voto secreto e ratificado por unanimidade em 30 do mesmo mês. Lousada viria a vencer não perdendo esta freguesia para Vizela.

2001 - É aprovado na Assembleia da República a proposta para exclusão de "Barrosas" do nome da freguesia, passando de "Barrosas (Santa Eulália) para Santa Eulália apenas. Na hora da votação estiveram de Vizela na AR apenas Pinto Lopes, presidente da Junta de Santa Eulália e obreiro da alteração, José Pedro Marques da Comissão Instaladora do Município de Vizela, o motorista da CMV, António Almeida) e pelo Notícias de Vizela, Manuel Marques.

2015 - Juniores do Vizela sobem à I Divisão Nacional.

2021 - Ao fim de vários meses encerrados devido à Pandemia Covid-19, o Governo autoriza a reabertura dos restaurantes.

NASCEU NESTA DATA
1971 - Joana Madureira (Sec. Juntas de freguesia de Vizela).

- Rogério Silva (Academia Soshinkai)


FALECEU NESTA DATA
2008 - Eva Emília Rebelo (S. Miguel)
2009 - José Machado (Sta Eulália)
2012 - José Maria Leite Costa (Sta Eulália)

 -----------

Eventos históricos

1971: Representação da Salyut 1, a primeira estação espacial.

Partilhar