2 DE ABRIL AS DATAS DA HISTÓRIA

Os momentos da história de Vizela diariamente aqui no ddV.


1904 - No jornal Echos de Vizella é chamada a atenção que Vizela ficou sem agentes da autoridade desde que os instalados nesta vila foram a uma cerimónia jubilar a Guimarães e por lá ficaram Durante 12 dias, pelo menos, não houve vigilância.


1904 - O Bispo do Porto, D. António José de Sousa Barroso (1854-1918), goza o fim de semana em Vizela. Foi sepultado no cemitério paroquial de Remelhe, Barcelos, tendo os seus restos mortais sido trasladados em 1927 para uma capela-monumento erigida no recinto. Em 17 de Novembro de 2019, os seus restos mortais foram transladados para a igreja paroquial de Remelhe, numa cerimónia presidida por D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga.

1904 - A estação dos Caminhos de Ferro em Vizela tinha como chefe Joaquim de Souza Neves.




1914 - De 28 de julho de 1914 e até até 11 de novembro de 1918 durou a I Guerra Mundial. Durante e após este confronto militar havia falta de metais, pois eram destinados ao esforço da guerra. Como tal havia assim escassez de moedas metálicas. Diversas entidades fizeram emissão de notas para darem trocos. A Companhia dos Banhos de Vizela emitiu notas de 5 , 10 e 20 centavos como se pode ver nestas cópias cedidas ao ddV pelo eng. Adelino Campante.



1

1933 - Assembleia da Companhia dos Banhos de Vizela reúne em Guimarães (onde era inicialmente a sua sede) para apreciar uma proposta da Empresa Cine-Parque e votar uma voto de pesar pelo falecimento do Dr. Manuel Caldas, médico adjunto da CBV. O médico Bento de Freitas Ribeiro de Faria foi eleito médico adjunto em detrimento de Arménio Caldas.

1967 - FC Vizela realiza a primeira partida num campeonato nacional (III Divisão) recebendo e vencendo em casa por 9-0 o Macedo de Cavaleiros. Destaque para a prova iniciar em abril. Treinador Silveira, presidente Domingos Vaz Pinheiro. Esta será a época do primeiro título nacional do clube azul e branco.

1967 - O FC Vizela perde 1-2 em casa do Vitória SC em jogo da Taça Nacional de Juvenis.

 


1969 - Quartel da GNR Vizela é promovido a Posto.



1970 - O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Manuel Bernardino Abreu, insurge-se em reunião municipal contra a pretensão do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela em ver criado um novo Município conforme petição enviada ao Ministro do Interior e reproduzida no Notícias de Vizela e uma receção ao MRCV no Governo Civil de Braga, e apresenta uma série de rubricas financeiras de 1968 e 1969 para justificar o investimento da câmara vimaranense em Vizela e alegar que era inconcebível repartir a área territorial de Guimarães o que só aconteceria 30 anos depois.

1977 - FC Vizela vence em Amares (0-4) em jogo da I Divisão Distrital da AFB. Jogou com Silva, Quim, Zé Carlos, Freitas, Guta, Machado, Miranda, Zé Pedro, Peixoto, Rocha e Moisés. Não utilizados: José Carlos, Gabriel, e Leal.
Deste campeonato faziam ainda parte Moreirense, Ribeirão, Taipas, Ronfe, Merelinense, Palmeiras, Prado, Dumiense, Vieirense, Granja, Maximinense, B. Misericórida, Lomarense, Fão, Vilaverdense, Airão e Amares.

2006 - O Vizela empata em casa com o Varzim (2-2) com os golos vizelenses a serem marcados por Oséias e Bock (o seu 16º golo na época). Partida da 29ª jornada da II Liga.

NESTA DATA FALECEU
2014 - Arnaldo Ferreira (Lordelo)
2008 - Albertina da Costa Leite (S. Paio de Vizela)


Partilhar