2 DE ABRIL AS DATAS DA HISTÓRIA

Os momentos da história de Vizela diariamente aqui no ddV.


1904 - No jornal Echos de Vizella é chamada a atenção que Vizela ficou sem agentes da autoridade desde que os instalados nesta vila foram a uma cerimónia jubilar a Guimarães e por lá ficaram Durante 12 dias, pelo menos, não houve vigilância.


1904 - O Bispo do Porto, D. António José de Sousa Barroso (1854-1918), goza o fim de semana em Vizela. Foi sepultado no cemitério paroquial de Remelhe, Barcelos, tendo os seus restos mortais sido trasladados em 1927 para uma capela-monumento erigida no recinto. Em 17 de Novembro de 2019, os seus restos mortais foram transladados para a igreja paroquial de Remelhe, numa cerimónia presidida por D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga.

1904 - A estação dos Caminhos de Ferro em Vizela tinha como chefe Joaquim de Souza Neves.




1914 - De 28 de julho de 1914 e até até 11 de novembro de 1918 durou a I Guerra Mundial. Durante e após este confronto militar havia falta de metais, pois eram destinados ao esforço da guerra. Como tal havia assim escassez de moedas metálicas. Diversas entidades fizeram emissão de notas para darem trocos. A Companhia dos Banhos de Vizela emitiu notas de 5 , 10 e 20 centavos como se pode ver nestas cópias cedidas ao ddV pelo eng. Adelino Campante.



1977 - FC Vizela vence em Amares (0-4) em jogo da I Divisão Distrital da AFB. Jogou com Silva, Quim, Zé Carlos, Freitas, Guta, Machado, Miranda, Zé Pedro, Peixoto, Rocha e Moisés. Não utilizados: José Carlos, Gabriel, e Leal.
Deste campeonato faziam ainda parte Moreirense, Ribeirão, Taipas, Ronfe, Merelinense, Palmeiras, Prado, Dumiense, Vieirense, Granja, Maximinense, B. Misericórida, Lomarense, Fão, Vilaverdense, Airão e Amares.

2006 - O Vizela empata em casa com o Varzim (2-2) com os golos vizelenses a serem marcados por Oséias e Bock (o seu 16º golo na época). Partida da 29ª jornada da II Liga.

NESTA DATA FALECEU
2014 - Arnaldo Ferreira (Lordelo)
2008 - Albertina da Costa Leite (S. Paio de Vizela)


Partilhar