2 ABRIL DATAS DA HISTÓRIA


Os momentos da história de Vizela diariamente aqui no ddV.


1904 - No jornal Echos de Vizella é chamada a atenção para o facto de Vizela ter ficado sem agentes da autoridade desde que os polícias instalados nesta vila foram a uma cerimónia jubilar a Guimarães e por lá ficaram. Durante 12 dias, pelo menos, não houve vigilância e o jornal fez o reparo.


1904 - O Bispo do Porto, D. António José de Sousa Barroso (1854-1918), goza o fim de semana em Vizela conforme destaque dado pelos jornais da época. 
Foi sepultado no cemitério paroquial de Remelhe, Barcelos, tendo os seus restos mortais sido trasladados em 1927 para uma capela-monumento erigida no recinto. 
Em 17 de Novembro de 2019, os seus restos mortais foram transladados para a igreja paroquial de Remelhe, numa cerimónia presidida por D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga.

1904 - A estação dos Caminhos de Ferro em Vizela tinha como chefe Joaquim de Souza Neves.




1914 - De 28 de julho de 1914 e até até 11 de novembro de 1918 durou a I Guerra Mundial. Durante e após este confronto militar havia falta de metais pois eram destinados ao esforço da guerra. Como tal havia assim escassez de moedas metálicas. Diversas entidades fizeram emissão de notas para darem trocos. A Companhia dos Banhos de Vizela emitiu notas de 5 , 10 e 20 centavos como se pode ver nestas cópias cedidas ao ddV pelo eng. Adelino Campante.



1

1933 - Assembleia da Companhia dos Banhos de Vizela reúne em Guimarães (onde era inicialmente a sua sede) para apreciar uma proposta da Empresa Cine-Parque e votar um Voto de Pesar pelo falecimento do Dr. Manuel Caldas, médico adjunto da CBV. O médico Bento de Freitas Ribeiro de Faria foi eleito médico adjunto em detrimento de Arménio Caldas.

1967 - FC Vizela realiza a primeira partida num campeonato nacional (III Divisão) recebendo e vencendo em casa por 9-0 o Macedo de Cavaleiros. Destaque para a prova iniciar em abril. Treinador Silveira, presidente Domingos Vaz Pinheiro. Esta será a época do primeiro título nacional do clube azul e branco.

1967 - O FC Vizela perde 1-2 em casa do Vitória SC em jogo da Taça Nacional de Juvenis.



1969 - Quartel da GNR Vizela é promovido a Posto.


1970 - O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Manuel Bernardino Abreu, insurge-se em reunião municipal contra a pretensão do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela em ver criado um novo Município conforme petição enviada ao Ministro do Interior e reproduzida no Notícias de Vizela e à uma receção ao MRCV no Governo Civil de Braga. Apresenta uma série de rubricas financeiras de 1968 e 1969 para justificar o investimento da câmara vimaranense em Vizela e alega que era inconcebível repartir a área territorial de Guimarães, o que só aconteceria 30 anos depois.

1977 - FC Vizela vence em Amares (0-4) em jogo da I Divisão Distrital da AFB. Jogou com Silva, Quim, Zé Carlos, Freitas, Guta, Machado, Miranda, Zé Pedro, Peixoto, Rocha e Moisés. Não utilizados: José Carlos, Gabriel, e Leal.
Deste campeonato faziam ainda parte Moreirense, Ribeirão, Taipas, Ronfe, Merelinense, Palmeiras, Prado, Dumiense, Vieirense, Granja, Maximinense, Bairro da Misericórida, Lomarense, Fão, Vilaverdense, Airão e Amares.


.

1990 - Abre a Vizelmédica na rua Dr. Abílio Torres onde está hoje a Casa do Benfica. Mudou-se pouco depois para as Teixugueiras. 

2006 - O Vizela empata em casa com o Varzim (2-2) com os golos vizelenses a serem marcados por Oséias e Bock (o seu 16º golo na época). Partida da 29ª jornada da II Liga.

2021 - A tradicional procissão do Enterro do Senhor não se realiza pelo segundo ano consecutivo em S. João das Caldas devido à pandemia covid-19.

2022 - FC Vizela vence no Estoril por 1-2 em jogo da 28.ª Jornada da I Liga com golos de Kiko Bondoso.

2023 - Inauguração da Casa Mortuária de Santa Eulália em Domingo de Ramos. Ver aqui

NESTA DATA FALECEU

2012 - Oscar do Vale Machado (S.Miguel)
2014 - Arnaldo Ferreira (Lordelo)
2008 - Albertina da Costa Leite (S.Paio)

2022 - Lara Monte Costa (S.Eulália)

2022 - António A. Ferreira Silva (S.Miguel)


Eventos históricos

1975: A Torre CN foi a estrutura mais alta do mundo de 1975 a 2007

Partilhar