20 ABRIL DATAS DA HISTÓRIA

1955 - Nasce a Sociedade Columbófila Vizelense.

1904 - O jornal Echos de Vizela volta novamente a apelar à Câmara Municipal de Guimarães para resolver de uma vez por todas o problema do nauseabundo Rio de Passos que passa junto à estação da CP, atravessa a rua Dr. Pereira Caldas em direção ao túnel da Companhia dos Banhos (Maquias) inundando os campos à volta, entre a rua Dr. Abílio Torres e a Alameda de Franco Castello Branco (atual Praça da República). Todos os jornais de Vizela andaram dezenas de anos a bater neste problema que só foi resolvido num ápice pela Câmara de Vizela quase um século depois.

ABADE DE TAGILDE
1912 - Morre em Tagilde João Gomes de Oliveira Guimarães (N. Mascotelos, 29 de Dezembro de 1853), mais conhecido por abade de Tagilde. Foi um sacerdote católico, político e historiador português. Foi um dos pioneiros em Portugal dos estudos de história local e um dos principais especialistas portugueses em diplomática e epigrafia. Foi candidato a deputado, presidente da Câmara de Guimarães (nos últimos anos da Monarquia) e regedor da Paróquia de São Salvador de Tagilde.
Foi organizador da colectânea de documentos históricos Vimaranis Monumenta Histórica e sócio distinto da Sociedade Martins Sarmento. Vizela deu o seu nome a uma freguesia.

1935 - Toma a regência da primeira Banda do País, a Banda da Guarda Nacional Republicana, o alferes Lourenço Alves Ribeiro, natural de Infias-Vizela.

1955 – Fundação da Sociedade Columbófila Vizelense. As primeiras eleições realizam-se a 15 de Maio de 1955 na sede do Centro de Recreio Popular.

 
1985 - Com 76 anos de idade morre o Padre José Mendes Carvalho Guimarães (Padre Zé), pároco de Santa Maria de Infias e S. Martinho do Conde. Foi sepultado em Santa Maria de Infias.

1987 - Real Associação promove a primeira conferência de imprensa da sua história para dar conta aos jornalistas do programa da inauguração do novo quartel.

2014 - Dia de Páscoa. Visitas pascais em todos os lares.

2022 - Manuel Vasconcelos (ourives Nelinho Soares) é homenageado Profissional do Ano pelo Rotary Club de Vizela clube presidido por José Manuel Couto.

2022 - Morre com 81 anos Gorito guarda redes campeão nacional da III Divisão em 1967 pelo FC Vizela. Funeral realiza-se em Peniche. Ler aqui

2024 - O FC Vizela, último classificado, perde em Braga por 2-1 em jogo de 30ª Jornada da I Liga e fica mais perto da despromoção.

NESTA DATA NASCEU
1990 - Ghilas Nabil, jogador francês do FC Vizela emprestado pelo Moreirense em 2010-2011.

FALECEU NESTA DATA
2014 - Francisco José Pereira Costa Dias (S. Miguel)
2009 - Rogério Henrique Martins Monteiro (Sta. Eulália)
2009 - Maria de Lurdes Salgado (S. Miguel)
2020 - António Pereira Leite (Sta. Eulália)
2020 - Maria da Conceição Ferreira Lopes (Sta Eulália)

 ----------------------------

Eventos históricos

1972: Apollo 16, Young salta na Lua, enquanto saúda a bandeira americana.

Partilhar