23 DE ABRIL AS DATAS DA HISTÓRIA

Fórum Vizela foi inaugurado neste dia em 2004.


1905 - O jornal Echos de Vizella (Ecos de Vizela) faz referência para a Pensão Bom Retiro na rua S. João (hoje rua Fonseca e Castro com frente para a rua Ferreira Caldas): «Tratamento magnífico e bons aposentos». O jornal Progresso já fazia referencia a esta pensão em 1903.

1949 -
Realiza-se pela primeira vez em sede própria do Clube, na Praça da República, a assembleia-geral do Futebol Clube de Vizela que elege os novos corpos gerentes: Pres. Assembleia - José Luís de Almeida; Pres. Direcção, José Pinto Ribeiro e Pres. do Conselho Fiscal, Amaro Pereira de Sousa.

1993 - É fundada a Fundação Jorge Antunes em memória de Jorge Antunes jovem vizelense filho do industrial Armando da Silva Antunes falecido num acidente de viação.

1994 - Com a presença do vice Governador Civil de Braga, do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, António Magalhães e de Armando Antunes Presidente da Fundação Jorge Antunes é inaugurada nesta instituição uma extensão da Biblioteca Raúl Brandão da Câmara Municipal de Guimarães e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Abre com 7500 livros, serviço audiovisual, uma sala do conto e um subsídio de 50 mil euros.

2004 - Inauguração do Fórum Vizela, empreendimento comercial e habitacional da autoria do empresário vizelense Armando da Silva Antunes.
A Secretária de Estado do Comércio e Indústria, Rosário Ventura, preside à cerimónia inaugural dando os parabéns por «tão arrojado e belo empreendimento». Conta com mais de 70 lojas comerciais, praça de restauração e três salas de cinema. Custou 22.445 milhões de euros.

2006 - Com a manutenção já assegurada a duas jornadas do final do campeonato da II Liga, o FC Vizela perde no estádio do Mar frente ao Leixões por 4-1. Oseias marcou o golo do Vizela..

2006 - Atirador vizelense José Varela conquista a medalha de bronze no Campeonato do Mundo na modalidade de Tiro às Hélices. A competição teve lugar em Bolonha, na Itália, e contou com a presença dos 450 melhores atiradores da
actualidade.

2007 - Comboio intercidades deixa de parar na estação de Vizela sendo a estação de Guimarães a mais próxima. Vizelenses protestam.

2010 - Conselho Municipal da Juventude de Vizela toma posse no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Vizela.

2018 -  Sorteio do play off de subida à II Liga dita os jogos  Vilafranquense-Vizela,  Felgueiras-Farense,  Mafra-Vilaverdense, União de Leiria-Lusitano Vildemoinhos.

2018 - Gala do Desporto da Câmara de Vizela presta homenagem ao dirigente do Futebol Clube de Vizela,  Sérgio Capela Alves.

2021 - Freguesia de Santo Adrião recebe a primeira caixa ATM (multibanco).
2022 - Depois de três anos de interregno devido à covid-19, voltam as comemorações do 25 de abril promovidas pela Câmara Municipal de Vizela. O cantor Agir é o cabeça de cartaz. 

2023 - Concelhia do Partido Socialista de Vizela manifesta-se no Porto nos 50 anos do PS nacional.  Ler + aqui

NESTA DATA NASCEU
1995 - Rodrigo Lopes, cantor e ator. 
1946 - Adriano Ribeiro, diretor do FC Vizela
1990 - Ana Bárbara Pedrosa (escritora)
- Jorge Lima (fotógrafo amador)
- Vítor Caldas Costa (músico)

FALECEU NESTA DATA
2000 - António Monteiro (S.Miguel)
2001 - Eugénio da Silva ( Regilde)
2021 - Olinda Almeida (Tagilde)
2022 - Emília Castro Antunes (S.Faustino)
2023 - Fernando Vieira Ribas (Infias)
2023 - José António Almeida (S.Eulália)

---------------------------

Eventos históricos

1348: criação da Ordem da Jarreteira pelo rei Eduardo III

Partilhar