24 DE ABRIL AS DATAS DA HISTÓRIA


Factos da história de Vizela


 
1932 - Reuniu a Companhia dos Banhos de Vizela para eleger os novos Corpos Gerentes com o Capitão António Freitas Torres à frente da Direção.

1961 - Abre na rua Dr. Abílio Torres o Banco Nacional Ultramarino (onde está hoje a clínica dentária Vitalclinica).


1963 - Confrontada com a oposição de proprietários de terrenos que impedem a conclusão da Avenida do Hospital, a Câmara de Guimarães na sua reunião de 24-4-1963, delega no seu vice-presidente representação para ultrapassar o entrave e constituir advogado.


1977 - FC Vizela vence no campo Agostinho de Lima o Bairro da Misericórdia por 3-1 em jogo da I Divisão Distrital da AFB. Jogou com Silva, Quim, Zé Carlos, Freitas, Guta, Machado, Miranda, Zé Pedro, Peixoto, Rocha e Moisés. Suplentes: José Carlos, Gabriel, e Leal...
Deste campeonato faziam ainda parte Moreirense, Ribeirão, Taipas, Ronfe, Merelinense, Palmeiras, Prado, Dumiense, Vieirense, Granja, Maximinense, B. Misericórida, Lomarense, Fão, Vilaverdense, Airão e Amares.


1977 - Odete Almeida e Teresa Meneses em representação da equipa de minigolfe do Callidas Club alcançam em Évora o primeiro e segundo lugar respetivamente do campeonato nacional.

1985 - Morre o Padre José Mendes Guimarães (conhecido por Padre Zé de Infias) pároco de Infias e S. Martinho do Conde. Tinha 76 anos.

1986 - O extinto banco Nacional Ultramarino (hoje afeto á Caixa Geral de Depósitos) evoca 25 anos de permanência do seu balcão em Vizela na Rua Dr. Abílio Torres onde durante vários anos foi único.


1987 - Sérgio Capela é elevado em Assembleia do FC Vizela à categoria de Presidente Honoráro. são elevados à categoria de sócios beneméritos: Manuel de Sousa Oliveira; José Luís Carreira Lopes Guimarães; Armando da Silva Antunes; José António Pereira de Magalhães; Abílio José Correia Pimenta. Estes sócios financiaram compra da nova sede do Clube.


1991 - Banco Nacional Ultramarino-BNU celebra 30 anos do seu balcão em Vizela.

1993 - Fundada a Associação dos Dadores Benévolos de Sangue de Vizela tendo como presidente José Oliveira Júnior. A sede, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Vizela, também foram inauguradas neste dia. 

1996 - O Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela, com representação alargada e na qual participa António Moniz, é recebido em audiência pelo Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, Joaquim Pina Moura.

2000 – O Vizela realiza o seu quinto Torneio Internacional de Juniores em futebol. O Celta de Vigo-Espanha sagra-se campeão.


2004 - É inaugurada a sede da Junta de Freguesia de S. João das Caldas pelo Presidente da Câmara de Vizela, Francisco Ferreira sendo Presidente da Junta Abílio Meneses.

2004 - Terceiro lugar para o FC Vizela na IIB época 2003-2004 com 67 pontos.
2018 -  A Câmara Municipal de Vizela, presidida por Victor Hugo Salgado. apresenta nas comemorações do 25 de abril, o cantor PAULO DE CARVALHO para um concerto com a Banda da Sociedade Filarmónica Vizelense na Praça do Município.

2019 Câmara Municipal de Vizela presidida por Victor Hugo Salgado traz a Vizela o cantor PEDRO ABRUNHOSA para um concerto com a Banda da Sociedade Filarmónica Vizelense na Praça do Município.

2020 - O espetáculo Olavo Bilac/Sociedade Filarmónica Vizelense em homenagem ao 25 de abril é cancelado devido à pandemia Covid 19 que nesta data conta com 91 pessoas infetadas e um morto.

2021 - FC Vizela vence na Póvoa o Varzim por 0-3 a quatro jornadas do fim assegurando o 2º lugar da classificação que dá acesso à I liga seguido por Académica, Feirense, Arouca e Chaves.

2022 - O cantor Agir (filho do cantor Paulo de Carvalho), acompanhado pela banda da Sociedade Filarmónica Vizelense, atua nas comemorações do 25 de abril promovidas pela Câmara Municipal de Vizela. 

2023 - Olavo Bilac canta nas comemorações do 25 de abril promovidas pela Câmara Municipal de Vizela acompanhado pela banda da Sociedade Filarmónica Vizelense.

2023 - Depois de várias dificuldades financeiras, encerra a Fábrica de Tecidos Viúva de Carlos da Silva Areias-Felpos Bomdia. Era das empresas mais antigas de Vizela e empregava perto de uma centena de funcionários. Ler+aqui

NASCEU NESTA DATA
1993 - Richard Ofori, jogador do FCV em 2020-2021.

NESTA DATA FALECEU
2008 - Maria da Conceição Machado
2011 - Maria Rosa Ferreira de Freitas
 -----------------------

Eventos históricos

1990: lançamento do Telescópio espacial Hubble.

Partilhar