27 DE ABRIL AS DATAS


 

1947 - Decorrem as obras no Campo do Prado do qual nasceria o jardim público de Vizela. Presidente da Câmara de Guimarães, Castro Gonçalves fez visita ás obras na companhia do Vereador de Vizela, Manuel Faria (o jardim tem atualmente o seu nome).


 1969 - Mercê do empate entre o Vianense e o Gil Vicente, na última jornada do Campeonato Nacional da III Divisão-Norte, o Vizela sobe novamente à II Divisão Nacional algo que já não esperava.




1987 - Contra tudo e contra todos o PCP de Guimarães defende a criação do concelho de Vizela na assembleia municipal vimaranense e depois num comunicado publicado na imprensa daquela cidade.


1993 - António Guterres diz na sede da AMAVE em Guimarães: «Se eu for Primeiro-ministro criarei o Concelho de Vizela».
Quando Guterres venceu as eleições legislativas, três vizelenses (Agostinho Ribeiro, Pedro Paulo e Manuel Marques) apresentaram de surpresa em frente ao Hotel Altis em Lisboa uma tarja (que todo o País viu pela televisão), pedindo ao político para não esquecer a promessa.

2006 - Treinadores Manuel Correia e Fernando Faria são dispensados do FC Vizela devido aos maus resultados. Carlos Garcia regressa ao comando da equipa.

2012 - Assembleia Municipal de Vizela aprova, com os votos da maioria PS, as contas municipais de 2011 com um défice de 25 milhões de euros.

2020 - O concelho de Vizela regista 94 infetados com o novo coronavírus a pandemia mundial da qual resultou centenas de mortes em Portugal, milhares no mundo e uma em Vizela até esta data. Câmara anuncia a realização de testes serológicos a professores, alunos e funcionários das escolas para regresso das aulas do 11º e 12º anos em maio.

2021 - Requalificação dos balneários do Futebol Clube de Vizela são inaugurados pelo Secretário do Desporto, João Paulo Rebelo.



NESTA DATA NASCERAM


1960 - Paulo Pinheiro (na foto), ex-Presidente do Futebol Clube de Vizela.
1947 - António Machado (Machadinho), foi dirigente do FC Vizela durante 25 anos, ocupou a vice-presidência e foi chefe de departamento de futebol das camadas jovens e dos séniores.


1958 - José António Guimarães, vencedor de vários concursos de fotografia amador e autor da Exposição Fotográfica "Direitos Humanos.

NESTA DATA FALECEU
2006 - Ernesto Ribeiro (S.Miguel)
2021 - Rosalinda Cunha (Moreira)
2021 - Manuel Pereira Gonçalves (S. Miguel)


Eventos históricos

Partilhar