Prevista abertura gradual de serviços, empresas e estabelecimentos

O Presidente da República já enviou ao Parlamento o projeto do decreto para a renovação do estado de emergência, que se prolongará até ao final deste mês reval o JN desta quinta-feira.


Em nota publicada no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa anuncia que depois da posição favorável do Governo, esta manhã, enviou para a Assembleia da República o projeto do diploma que vai decretar a renovação do estado de emergência por mais 15 dias. O início está previsto para a partir da meia-noite de 18 de abril até às 23.59 horas do dia 2 de maio.

O Presidente da República considera "ser indispensável" o novo estado de emergência nacional devido à pandemia da Covid-19, "em termos largamente idênticos", mas com o levantamento de algumas restrições. Uma das mudanças é a previsão de uma "futura reativação gradual, faseada, alternada e diferenciada de serviços, empresas e estabelecimentos" com horários de funcionamento adaptados ao setor de atividade, dimensão da empresa e localização geográfica.

Com a entrada em vigência do terceiro estado de emergência, cujo final se prevê para as 23.59 horas de 2 de maio, o decreto assinado por Marcelo abre a porta às comemorações do Dia do Trabalhador, 1.º de Maio. "As limitações ao direito de deslocação deverão ser aplicadas de modo a permitir tal comemoração, embora com os limites de saúde pública", lê-se no documento.

Isto significa que as autoridades públicas poderão impôr as restrições como a "limitação ou proibição de realização de reuniões ou manifestações que, pelo número de pessoas envolvidas, potenciem a transmissão do novo coronavírus".

IN JN

Partilhar