1 de Maio as Datas da História

Dia do Trabalhador


1971
- No Arquivo Municipal Alfredo Pimenta é oficializada a Unidade Vimaranense-Associação para o Desenvolvimento de Guimarães e Sua Região, sendo um dos seus lemas a defesa da integração do concelho de Guimarães, posição assumida logo após a criação em Vizela do Movimento Para a Restauração do Concelho de Vizela que propunha a desintegração de várias freguesias vimaranenses.


1972 - O Notícias de Vizela presta homenagem à senhora Maria recoveira pelo seu trabalho na recovagem Vizela-Guimarães e anuncia o Sr. Luís Guimarães como novo recoveiro. À falta de transporte e dificuldade em lidar com alguns setores, as pessoas recorriam aos recoveiros que lhes tratavam dos seus assuntos a troco duma baixa verba. 

1876 — Começaram os trabalhos de construção do estabelecimento dos Banhos de Vizela.


1888 - É formada uma Comissão, com o Dr. Abílio Torres à cabeça, para escolher o terreno para a construção do Hospital de Vizela como desejo em testamento de António Francisco Guimarães.

.

1892 - Placa na Companhia dos Banhos de Vizela evoca "Data de abertura d'este edifício. Motor Hidráulico e mais installações sob o plano de reforma do engenheiro Dr⁰ Manuel da Terra Pereira Vianna sendo directores da Companhia: Dr. Abílio Torres,  Bernardino Leite Faria, Domingos de Sousa Júnior. E membros do Conselho Fiscal: João Evangelista Machado, Eduardo Vellozo d'Araújo. António José Souza Bastos".

1905 - O Hotel Sul Americano, de José Pinto de Souza Castro & Cª, abre com mais espaço e melhores condições conforme anuncio publicado na edição de 4 de agosto de 1905 do jornal Echos de Vizella.


1974
- Sai a primeira edição LIVRE do Notícias de Vizela sem o VISTO PELA CENSURA cinco dias após a revolução do 25 de abril.

1974 - Realiza-se no parque das Termas uma manifestação em prol do primeiro Dia do Trabalhador livre.

2020 - Confinamento obriga a ficar em casa devido à covid-19.

2021 - O primeiro sábado do ano em que os cafés e restaurantes podem estar abertos até às 22h30 depois do levantamento do confinamento.

2022 - Várias viaturas de bombeiros da região participam em desfile alusivo aos 145 anos da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. 

2022 -  Câmara de Vizela desativa o último posto de testagem covid-19 por não se justificar a sua permanência em função da pouca procura e baixa de casos. 

PARABÉNS


- Maria do Resgate Salta, médica, rotária, ex-vereadora municipal e ex-presidente da Casa do Benfica em Vizela
1950 - José Pereira, empresário (Aquatlantis).
1982 - Jose Emanuel Nogueira, bombeiro de Vizela
1944 - Silva, ex-guarda-redes campeão nacional pelo FC Vizela, falecido em 2017.

FALECEU NESTA DATA
2006 - Francisco Silva 'Baltazar' (S.Miguel)
2012 - Maria Rosinda Ferreira (Vizela)
2014 - Deolinda Conceição Sousa Machado (S. João)
2019 - Ana Ferreira Ribeiro (S. Miguel)

Eventos históricos

1931: Inauguração do Empire State Building


Partilhar