11 DE MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA


1982 - Vizelenses invadem pacificamente Lisboa na luta pelo Concelho. No Rossio há greve de fome.

1879 - Os bombeiros de Vizela estreiam o seu fardamento de gala marchando pelas ruas de Vizela. A foto, que pode ser vista no Museu dos Bombeiros de Vizela, demonstra os diversos tipos de fardamento desde 1894.

1929 - A corporação de Bombeiros de Vizela é considerada de utilidade pública pelo governo da nação, no Diário do Governo nº108 - 2ª série.

1982 - Milhares de vizelenses invadem Lisboa para assistirem na Assembleia da República à votação do projecto de elevação de Vizela a concelho. O líder da bancada do PSD, Francisco Sousa Tavares, propôs um intervalo de 60 dias até ser criada uma Lei-Quadro de municípios. Registam-se desacatos dentro do hemiciclo com os vizelenses a agredirem os deputados, enquanto em Vizela é levantada a via férrea em protesto contra a desfaçatez dos políticos da Nação.
José Manuel Marques, Silvino Teixeira e Gaspar Barbosa encetam uma greve de fome no Rossio em prol da causa de Vizela.


1998 - Realiza-se na Foz do Porto uma conferência de Imprensa dada pelo MRCV (Manuel Campelos, Carlos Teixeira e Adelino Campante) que visou desmontar a estratégia dos opositores de Vizela que reagiram à aprovação do concelho.

2008 - José Teixeira da Cunha passa ao Quadro de Honra da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Era bombeiro desde 1973.

2008 - Abílio Pedrosa Dias passa ao Quadro de Honra da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Era bombeiro desde 1976.


2016 - É fundada a Associação de Reformados do Vale de Vizela. José Eugénio Gaspar de Sousa (à direita de Dinis Costa, presidente da Câmara) é o presidente.


2019 - Juniores do Futebol Clube de Vizela, treinados por Vasco Gonçalves, sobem à I Divisão Nacional.

2019 - Escuteiros de S. João das Caldas (CNE) comemoram 30 anos de fundação com um acampamento e missa campal na Marginal Ribeirinha de Vizela.

NESTA DATA NASCEU

1963 - CACIOLI, brasileiro que jogou três épocas (1997/00) no Futebol Clube de Vizela, clube que treinou temporariamente (jogador/treinador). Daqui terminou a carreira de jogador. Antes de jogar em Vizela passou pelo S. Paulo (Brasil), Famalicão, Braga, Gil Vicente, Farense e Varzim.
- JOSÉ VASCONCELOS, (Banco Millennium, Vizela)
1967 - PAULO OLIVEIRA (Pastelaria Ponto de Pérola)

1969 - ABEL SOUSA, director do Desportivo de Guimarães.
- VÍTOR CAMPELOS (ex-jogador dos séniores do FCV e treinador camadas jovens, treinador da equipa B do Vitória) atualmente no Moreirense.


NESTA DATA FALECEU
2019 - Margarida Lopes Vaz (Santa Eulália)
2008 - Maria José Leite de Castro (S. João)
2020 - Arnaldo Dias da Costa (Tagilde)



Eventos históricos

1945: USS Bunker Hill após ataque de dois aviões kamikazes.

Partilhar