13 MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA

Os momentos que marcaram parte da rica história de Vizela.


1877 - Os Bombeiros de Vizela, fundados há uma semana, fazem os seus primeiros exercícios sob o comando de Armindo Pereira da Costa nos edifícios mais altos da Alameda (atual Praça da República).

1920 - Começam as peregrinações em Infias até à Capela do Alijó (Santa Ana).

1947 - Sai em S. Miguel das Caldas a procissão de Nossa Senhora de Fátima onde participa a Banda dos Bombeiros Voluntários de Vizela sob a regência de Joaquim da Costa Chicória sendo pároco o P. José de Sousa Monteiro.

1979 - Numa iniciativa do Sindicato de Vestuário do Distrito de Braga é apresentado aos trabalhadores vizelenses um espetáculo com o cantor alentejano VITORINO e teatro pelo Grupo Construção. A iniciativa também dirigida aos filhos dos trabalhadores decorre na Casa do Povo. Inicialmente estava anunciada a presença de ZECA AFONSO substituído por Vitorino por motivos de saúde.

1982 - População de Vizela está em guerra contra os deputados da Nação. À falta de melhor destroem a barraca dos impostos da CMG instalada na Praça da República e retêm um carro de distribuição de correio que pintam com frases de ordem.


1984 - FC Vizela sobe pela primeira vez à I Divisão depois de vencer por 1-2 em S. Martinho do Campo com os seus golos apontados por Maurício e Cartucho.


1990 - Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela comemora 113 anos de vida em cerimónias presididas por António Magalhães, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

2001 - Eleita a nova Direcção (a segunda) da União Desportiva e Cultural de Santo Adrião: Presidente da Direcção (reeleito), Manuel Fernando Monteiro dos Santos; Presidente Assembleia (reeleito): José Maria da Silva Pedrosa; Presidente Conselho Fiscal: Agostinho Monteiro dos Santos.

2004 - FC Vizela termina o campeonato da IIB, época 2003-2004, em 3⁰ lugar com 67 pontos, menos 19 que o Gondomar, promovido à II Liga. José Garrido era o treinador vizelense que renovou contrato. Desceram Taipas, Ermesinde e Leça.

2007 - O FC Vizela garante a manutenção na Liga de Honra para a próxima época depois de empatar em casa com o Trofense.
2007 - Real Associação, presidida por António Manuel Pacheco e com Rogério Caldas como Comandante da Corporação, comemora 130 anos de existência. Bombeiros António Pedrosa Barbosa e António Vicente são agraciados com o Crachã de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses. O benemérito Paulo Pereira oferece sofisticada ambulância Mercedes. A chefia da fanfarra passa de pai Barbosa para filho Barbosa (foto).

2012 - Inauguração da Estátua do Bombeiro na rotunda junto ao quartel, pelo Ministro do MAI, Miguel Macedo e pelo Presidente da CM Vizela, Dinis Costa. No 135º aniversário da Real Associação presidida por João Ilídio Costa.

2018 - Miguel Ribeiro é promovido a 2⁰ adjunto de comando no decurso da festa dos 141 anos da Real Associação dos Bombeiros Voluntários de Vizela ficando o Corpo de comando constituído por Paulo Félix,  Adão Carvalho (recebeu crachá de ouro da Liga), Ana Luísa e Miguel Ribeiro.

2018 - Vizela, treinado por Carlos Cunha, perde 0-2 em casa com o Vilafranquense e fica de fora do play off de subida.

2020 - Vizelense Pedro Costa assina contrato como novo treinador do CCD de Santa Eulália para a época 2020-2021.

2020 - Número de infetados com a covid-19 aumenta para 125 no concelho de Vizela onde já se registou um óbito.

2023 - Nas comemorações dos 146 anos da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela oito voluntários, com 35 anos de filiação, recebem o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses. Na mesma cerimónia é apresentada a equipa cinotécnica (Cães) e Bombeiros infantes.

NASCEU NESTA DATA
1948 - Baltazar, jogador do FC Vizela em 1982-83 e 1983-84 (subida à I Divisão).

FALECEU NESTA DATA
2011 - Rosa Maria Lopes
2020 - Maria Fernanda Pereira Pedrosa (S. Miguel)
2020 - José Eugénio Araújo P. Monteiro (Tagilde)

Eventos históricos

1888: Manuscrito da Lei Áurea.
1917: Aparições de Fátima em Portugal.



Partilhar